quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Aveiro

                   Aveiro : " Veneza Portuguesa", cidade do sal e, até, " Holanda em miniatura ", são algumas das expressões que a imaginação popular criou para se referir à cidade de Aveiro, sem dúvida, uma das cidades mais bonitas do país. A explicação, para tão variado leque de qualificativos, radica na sua situação geográfica. Situado num estuário de um rio, a água penetra na cidade através de uma rede de canais pelos quais navegam os moliceiros, uns barcos muito engalanados que se dedicam ao transporte de algas. Por outro lado, as salinas eram já conhecidas em tempos remotos e, ainda hoje, alguns países do Norte da Europa importam daqui o sal que consomem.
               Mas além disso, Aveiro, também, mereceria ser chamada a cidade dos azulejos pelo grande número de edifícios que incorporam este elemento decorativo nas fachadas e interiores. Um bom exemplo disto é a Igreja  da Misericórdia, erguida no século XVI, de estilo barroco. Em frente, se situa o Palácio do Conselho, obra que data do século XVIII.
                     Outra das construções  notáveis que se encontra na cidade é o Convento de  Jesus, convertido hoje no Museu de Aveiro. De planta gótica e fachada barroca, como consequência de uma reforma posterior, repousam na igreja os restos mortais de Santa Joana, padroeira da cidade, que escolheu este convento para passar os últimos anos da sua vida. As salas do museu abrigam importantes coleções da arte portuguesa em pintura, cerâmica e ourivesaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário