As muralhas pertencentes a um castelo do século XII, abraçam a bonita povoação de Óbidos, provavelmente uma das vilas medievais melhor conservadas de todo o Portugal. Das muitas páginas que compões o livro da sua história, a mais singular é a que nos fala da sua vinculação com as bodas reais.
No período compreendido entre os séculos XII e XIX, Óbidos formou parte do dote que os monarcas portugueses entregavam às suas esposas com motivo do enlace matrimonial. a julgar pelo encanto da localidade, não cabe dúvida de que o presente devia ter sido recebida com entusiasmo por todas as contraentes.
Das quatro portas que se teriam ter aberto nas velhas muralhas, a do sul é a principal. Depois de atravessar o passadiço, Óbidos apresenta-se generosa em monumentos, moradias, ruas ziguezagueantes e recantos que nos leva a outras épocas.
Entre os primeiro, sobressaem a Igreja de santa Maria, cuja origem se remota à etapa da dominação visigótica, a Igreja de São Pedro, com um notável retábulo, de estilo barroco, e a Igreja de santiago, que foi capela do castelo.
Ao outro lado da das muralhas, sobressai a presença do Santuário do Senhor Jesus da Pedra, um templo muito visitado e ao qual segundo a tradição, se lhe atribuem curas milagrosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário