terça-feira, 18 de outubro de 2011
Évora
A cidade de Évora, capital do Alto Alentejo e declarada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade, apresenta uma sucessão quase interrompida de monumentos e edifícios de grande valor histórico e artístico que a convertem numa das mais bonitas de Portugal. A povoação desenvolveu-se ao redor do templo romano, provavelmente dedicada a Diana, que foi construído no século II. Frente às suas colunas, ergue-se o antigo Convento dos Lóios, convertido hoje em pousada nacional, e a Igreja de São João Batista amostra excelente do gótico manuelino.
A Sé, cujas origens se remontam aos séculos XII e XIII, se inscreve no chamado gótico primitivo. Duas torres imponentes escoltam o pórtico no qual aparecem as figuras dos doze apóstolos. Do seu interior é de salientar a capela mor, com um retábulo barroco, o órgão de carvalho que data do século XVI, e as distintas coleções que constituem o Tesouro da Catedral. A peça mais notável é a talha que representa a Virgem do Paraíso.
A Igreja de São Francisco, sem dúvida um dos templos mais bonitos de Évora, abriga a curiosa capela dos Ossos. Tíbias, fémures e caveiras, pertencentes aos monges que aqui viveram, recobrem as colunas e os arcos num espetáculo macabro e surpreendente.
Além das muralhas, outros lugares de interesse são as Igrejas do Espírito Santo e da Graça, que demonstra influência do maneirismo italiano, o Museu Municipal, com importantes objetos da época romana e amostras de pintura portuguesa, e o Palácio Real de D. manuel, em um de cujos salões foi nomeado almirante da Armada o insigne navegante e descobridor Vasco da Gama.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário