quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Madeira

         O  arquipélago da Madeira, composto pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens,dista uns 975 quilômetros da costa sul de Portugal e está 545 quilômetros em linha reta, do continente africano. Se bem existam diversas teorias sobre a sua origem e antiguidade, as mais aceitas são as que consideram que o arquipélago se formou de erupções vulcânicas submarinas, há 25 ou 30 milhões de anos. Pelo que se refere ao seu descobrimento, e apesar de que parecem existir referências anteriores, a história o atribui ao português João Gonçalves Zarco, quem, em 1419, topou com estas ilhas, depois de se desviar da rota que o devia levar à África. Com alguns parênteses, protagonizados por espanhóis ( 1580- 1640 ) e ingleses ( período das guerras napoleônicas ), o arquipélago da Madeira tem pertencido, desde então a Portugal.
       Desabilitadas as ilhas  Desertas e Selvagens, a Madeira e Porto Santo  coincidem em brindar ao visitante cômodos e acolhedores complexos residenciais. Porém e apesar de que só as separam 50 quilômetros e de  ter uma orografia abrupta, as paisagens duma ilha e da outra são totalmente diferentes. Abundam, na primeira, a água e as árvores, enquanto que, no Porto Santo, as terras são mais áridas.
       A ilha da Madeira, cuja capital é o Funchal, tem uma longitude de 58 quilômetros e uma largura de 23. Uma cadeia  montanhosa de picos vulcânicos, o mais alto dos quais atinge os 1861 metros, atravessa-a de leste a oeste. O seu perfil acidentado precipita-se sobre o mar. formando alcantiladas ( falésias ) de uma beleza  singular.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário