terça-feira, 18 de outubro de 2011
Guimarães
Uma inscrição que diz : " Aqui nasceu Portugal " cumprimenta os visitantes desta cidade histórica na qual, de fato, veio ao mundo D. Afonso Henriques, primeiro rei do país. O acontecimento tece lugar no Castelo de Vimaranes, o nome do qual deriva o nome Guimarães. Esta antiga fortaleza está situada na parte norte do núcleo antigo da povoação, um bonito conjunto de ruas e praças de origem medieval que soube conservar o todo encanto da época. Do castelo estão ainda em pé a torre de mensagem, sete torrões menores e uma parte da muralha.
No caminho que desce para o centro de Guimarães encontra-se a Ermida de São Miguel, do século XII. à frente deste pequeno e bonito monumento emerge a silhueta imponente do Palácio dos Duques de Bragança. Esta antiga residência feudal, exemplo claro da arquitetura gótica de princípios do século XV, foi construída seguindo o modelo dos castelos franceses da região da Loira. Abriga uma coleção interessante de tapetes e móveis, e nos telhados são bem visíveis as trinta e nove chaminés de ladrilho.
Através da rua de Santa maria,onde a presença contínua de moradias medievais provoca a sensação de se ter o tempo parado para sempre, se chega ao convento de Santa Clara, atualmente sede da Câmara Municipal da cidade. Algumas das estâncias da vizinha Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, cuja origem remota ao século X, abriga o interessante Museu Alberto Sampaio. Do conjunto, é de salientar lo claustro românico, de meados do século XIII, a estátua de Santa Margarida, do XV, e o tesouro da igreja, especialmente um cálice e um relicário de estilo gótico.
De ressaltar são, também, a igreja dos santos Passos, de planta barroca, a Pousada de Santa maria de Costa, antigo e notável Convento medieval, e o parque da Penha, situado num monte, de onde se divisa uma vista panorâmica preciosa de Guimarães.
Destaque a parte merece a igreja de São Francisco, templo erigido no século XV, e reformado, posteriormente, no século XVII. As diferentes cenas da vida do santo, reproduzidas nos azulejos que decoram as paredes e o claustro renascentista, com o frontanário central, são os elementos mais destacáveis.
( Editarei as fotos o mais breve possível )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário