segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Canoa Quebrada - Ceará- Brasil


                Na década de 1970, Canoa Quebrada era uma sossegada vila de pescadores, procurada por hippies.Em apenas 30 anos ela se transformou no atual resort litorâneo da moda. Segundo a lenda, o nome Canoa Quebrada surgiu com um comandante português, cujo navio  naufragou perto da praia e doou a embarcação inútil aos pescadores locais. Como nunca tinham visto um navio, os moradores se referiam a ele como canoa quebrada.
                 As praias da cidade apresentam rochedos vermelhos, areia fina e recifes ao largo, atraindo muitos visitantes.
                 A área urbana é movimentada e conhecida pelas lanchonetes, restaurantes, bares e boates da rua principal, calçadas com pedras.
                  A cidade também se tornou conhecida pelos trabalhos de renda. Contudo, mesmo nos momentos de maior movimento, é possível fugir das aglomerações e encontrar um canto em uma das praias mais desertas ou nas dunas que rodeiam Canoa Quebrada. Os passeios de buggy consiste em uma  das maneiras de escapar da cidade. O percurso até Ponta Grossa, 30km a sudeste atravessa quilômetros de praias vazias, marcadas por altos paredões de arenito vermelho.
                    Entre outras atividades, podemos praticar kitesurfe, andar a cavalo ou velejar numa das muitas jangadas.
                    Por volta de 10km para noroeste fica a cidadezinha de Aracati, um dos poucos núcleos históricos desta parte do Nordeste.
                     Importante centro de comércio de gado no século XVIII, Aracati dispõe de diversas construções que datam deste tempo. A mais notável é a do Mercado Central, erguido naquele século e que ainda funciona diariamente como mercado da cidade, na rua Pompeu.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário