A obra prima de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu de uma promessa. Ao curar-se de uma doença, o minerador Feliciano Mendes ergueu um santuário a Bom Jesus do Matozinhos, contratando os maiores artistas mineiros.A partir de 1796 e durante nove anos, com as mãos deformadas pela artrite.
Aleijadinho esculpiu o maior conjunto de esculturas barrocas do mundo. São 66 figuras de cedro, em tamanho natural, que representam as cenas da paixão, expostas nas seis capelas da Via Crucis. Elas levam ao topo de uma colina, onde estão os 12 profetas, de pedra sabão, também em tamanho natural. Trazem a marca de Aleijadinho: olhos mongóis, maças do rosto salientes, queixo bipartido e cabelos em caracóis.
Expressões que refletiriam o drama pessoal do artista ou o sentimento trágico dos inconfidentes mineiros. Impressionante a figura de Daniel pisoteando o leão.
Aleijadinho-( 1738- 1815 )- ganhou este apelido devido a deformação que sofreu pela lepra. Quando esculpiu as estátuas de Bom Jesus de Matosinhos, não podia mais andar e perdera completamente o uso das mãos, Seus alunos o carregavam morro acima e amarravam martelos e cinzéis às suas mãos. Supõe-se que a figura que assiste a Crucificação e esconde as mãos seja um auto retrato dele. as estátuas, sem dúvida obras primas, foram suas derradeiras obras de arte.
Na sua Última Ceia, as figuras são tão vívidas que, dizem, depois de terminadas, foram cumprimentadas por peregrinos como se fossem pessoas reais.
( editarei as fotos o mais breve possível )
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