domingo, 23 de outubro de 2011

Sabará - Minas Gerais - Brasil

                   Sabará conta muito bem a história das riquezas do ciclo do ouro. Próxima a Belo Horizonte, ( 25km)guarda expressivas obras arquitetônicas, além co conhecido espírito mineiro.
                  Rota do ouro e das esmeraldas, Sabará  é um dos mais antigos povoados de Minas sobreviventes da saga dos bandeirantes, que subiram o Rio das Velhas, liderados por Borba Gato. Aleijadinho deixou sua marca na cidade e artistas de longe ergueram aqui uma igreja em forma de pagode chinês, esculpida em ouro, pequena joia do barroco mineiro.Acredita-se que a influência oriental tenha sido trazida por artistas que estudaram nas colônias portuguesas do Oriente, principalmente Macau.
                  Na igreja Nossa Senhora da Conceição vamos encontrar três naves recobertas por exuberante telha dourada, seis altares laterais e motivos chineses na porta da sacristia. Pinturas do teto do coro, da nave e da capela mor emolduradas com ouro.
                    Vamos encontrar ainda a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a do Rosário e a Capela de N. S. Do Ó que é uma pequena obra prima da arte barroca. Sofreu influência oriental, evidente nos sete painéis  do teto, do altar mor, com motivos chineses, figuras de olhos oblíquos, pássaros , pagodes e mandarins pintados de ouro sobre azul.
                   Não deixe de visitar o Museu do Ouro- o acervo registra o ciclo do ouro na região: prensa de cunhar barras, bateias, balanças e o único exemplar no Brasil de roda de movido a água para triturar ouro.
                 O Teatro Municipal foi construído em 1760 em estilo elizabetano, teto de esteira, cadeiras de jacarandá e palhinhas, camarotes em madeira em três níveis.
               As fachadas simples das igrejas escondem verdadeiros tesouros; altares dourados com talhas douradas, colunas retorcidas, centenas de esculturas de anjos,quilos de ouro, guirlandas de flores, seres mitológicos, imagens de santos e pinturas de cenas bíblicas. No século XVIII, em Minas Gerais, o ciclo do ouro e o isolamento dos arraiais fizeram surgir o barroco brasileiro- nos materiais e nos artistas. A pedra sabão substituiu o mármore europeu  e os mestres Aleijadinho e Athayde encontraram soluções originais  para decorar as igrejas. Nada de paredes lisas. De todos os lados brotam esculturas e pinturas imaginárias abrindo as portas do céu aos fiéis. Ao dividir os fiéis em negros, pardos, brancos, pobres e ricos, as irmandades acabaram multiplicando as construções: cada ordem queria construir a igreja mais rica e bonita da cidade. E assim pela rivalidade, o barroco mineiro foi sendo edificado. A ouro.



        ( editarei as fotos em breve )

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