A vida de Lúcia, Francisco e Jacinta, três pequenos pastorinhos da aldeia de Aljustrel, perto de Fátima, não voltou a ser igual, depois do dia !3 de maio de 1917. Nesse Domingo, passeavam por um lugar conhecido como a Cova da Iria quando, de repente, foram surpreendidos por uma aparição estranha. Em cima de uma azinheira, apareceu a silhueta de uma mulher, vestida de branco, e envolvida num manto de luz. Só a mais velha dos três, Lúcia, pode falar com ela. Jacinta v-a e ouvia-a, não assim o irmão, Francisco, que só percebia a imagem.
Estas aparições que tinham sido anunciadas por um anjo, repetiram-se nos cinco meses seguintes, se bem, só na última delas, acontecida no dia 13 de Outubro do mesmo ano, a mulher acabou por revelar a sua identidade. Era a Virgem do Rosário, a qual, perante a vista de 70.000 pessoas, vindas de todos os cantos de Portugal, fez mover o sol durante 10 minutos. O fenômeno, visível, também, noutros pontos do país, foi chamada " dança do sol ".
Os ecos deste acontecimento atingiram, cedo, grande notoriedade e converteram Fátima num dos centros de peregrinação mariana mais importantes do mundo.
Para render culto à Virgem se edificou, em 1919, a primeira capela, no local das aparições. Destruída por uma bomba, procedeu-se, três anos mais tarde, a levantar a atual construção. A coluna que está diante dela indica o lugar exato de onde a Virgem se dirigia aos pastorinhos. Em 1928 começaram as obras da Basílica do Rosário, um templo de grandes dimensões, consagrada no dia 13 de Maio de 1953.
A enorme torre, de 65 metros de altura, rematada por uma coroa e uma cruz que pesam sete toneladas, domina a esplanada que pode abrigar perto de um milhão de pessoas. A estátua central, que corresponde ao Sagrado Coração, assinala o ponto de onde brotaram as águas de um manancial, nos meses das aparições.
Fecham as laterais desta imensa praça uns belos pórticos nos quais estão representadas, as estações da Via Sacra.
Em Aljustrel, permanecem ainda em pé as casas onde viviam os pastorinhos. Alguns dos quartos ainda conservam o aspecto que ofereciam naquela época.
Não longe da aldeia, outros dois lugares concentram, diariamente, um bom número de peregrinos. Trata-se de valinhos.onde a Virgem apareceu na quarta vez, e Loca do Cabeço, lugar onde o anjo anunciador apareceu em duas ocasiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário