Pela sua privilegiada situação, a cidade de santarém, capital da fértil região do Ribatejo, foi durante anos um filtro comercial e militar de Lisboa. Chamada pelos Romanos Scallabis, o seu nome atual se remota á época visigótica e obedece á devoção dos seus habitantes por Santa Iria o Irene. As suas numerosas casas brancas destacam numa urdidura urbana cujo desenho nos lembra que aqui se estabeleceram, durante anos, os exércitos árabes.
Conhecida também como a capital do gótico, possui numerosos edifícios que justificam a visita à cidade. A Igreja da Graça, que abriga o sepulcro do que foi o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, faz honra ao estilo arquitetônico que a distingue.
Interessante é, também, a Igreja de São João de Alporão, obra enquadrada no período de transição do românico ao gótico, atualmente sede do museu Arqueológico.
Por fim, é preciso salientar o parque Portas do sol, em um dos extremos da cidade, onde se conservam restos das antigas muralhas de Santarém e que constitui um miradouro excelente sobre as lezírias da região do Ribatejo, o Tejo e diversas povoações.
( Editarei as fotos o mais breve possível )
Nenhum comentário:
Postar um comentário