Distante e desabitado, o arquipélago de Abrolhos, descoberto por Américo Vespúcio em 1503, oferece excelentes oportunidades para apreciar a vida selvagem.
As cinco ilhas se localizam em alto mar, no litoral sul da Bahia. Em 1983, as ilhas, junto com uma área de 909 quilômetros quadrados do oceano que as rodeia, foram declaradas Patrimônio Nacional marinho, o primeiro do tipo no Brasil.
Conhecidos pelas raras formações de corais do Atlântico Sul, o parque é cheio de tartarugas, lula e rica variedade de peixes. diversas espécies de pássaros vêm se alimentar aqui e nidificam nas ilhas secas e forradas de capim.
O melhor momento para avistar a baleia jubarte é entre julho e novembro, quando o arquipélago se torna a maternidade dessas dóceis criaturas.
Apenas uma das cinco ilhas, Siriba, pode ser visitada.
Passeios com guias ao parque marinho só pode ser feitos com uma operadora autorizada pelo Ibama, a agência de controle ambiental.
O visitante também pode reservar uma excursão de um dia ou de pernoite pelas ilhas e pelos recifes de coral, saindo da cidade de Caravelas, situada no continente.
Para os fãs de mergulho e da prática de snorkel, a visibilidade marina é melhor de janeiro a março.
( editarei as fotos em breve )
Nenhum comentário:
Postar um comentário