segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Nazaré
Conta a lenda que, no ano de 1182, um nobre da vizinha localidade do Porto de Mós esteve a ponto de cair por uma alcantilada, enquanto tentava caçar um veado, montado em seu cavalo. Ao ver o abismo que se abria aos seus pés, o homem encomendou-se a Nossa Senhora, ao mesmo tempo que conseguia parar a frenética carreira do cavalo. Em agradecimento, o nobre resolveu, então, mandar erguer uma ermida, em honra da sua salvadora. Esta lenda, que explicaria o nascimento de Nazaré, aparece reproduzida em imagens em uns mosaicos que decoram as paredes do pequeno santuário.
O que não se dúvida é que os primeiros moradores desta localidade viviam da pesca. Ainda hoje eles se dedicam a esta atividade, nesta povoação, caiada de branco e cheia de recantos típicos.
Nazaré está dividida em duas zonas urbanas claramente delimitadas. A zona conhecida como o Sítio, núcleo embrionário da cidade que se situa no alto da alcantilada, a 110metros sobre o nível do mar, domina majestosamente a baía.
Além da ermida, ergue-se, nesta zona, a igreja do Sítio. o templo abriga uma talha de Nossa Senhora feita em Nazaré, lugar onde nasceu a Mãe de Jesus. Um funicular liga o Sítio com a praia de Nazaré, a parte mais moderna e turística da povoação. Desta ultima é de salientar a Lota na qual decorrem diariamente as animadas arrematações do peixe, e o Museu Etnográfico do Dr. Joaquin manso, com coleções de utensílios relacionados com o mundo da pesca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário