terça-feira, 22 de novembro de 2011

Arembepe- Brasil


        Paraíso hippie nos anos 60, ainda preserva a pequena aldeia de Caratingui, com seus casebres de palha, onde mochileiros e aventureiros montavam acampamento.
        No auge da fama recebeu  Janis Joplin e Roman Polanski.
        A praia tem um trecho de piscinas naturais e outro, ao norte, de mar mais violento.
        Visite também a lagoa formada pelo rio Capivara.

Imbassaí- Brasil


            Primeira parada obrigatória na Linha Verde.
           Praia  procuradíssima nos fins de semana, a 90km de Salvador, oferece banhos de água doce e salgada nas piscinas de águas mornas formadas por arrecifes à beira mar, no Rio barroso, paralelo à praia, e na cachoeira do rio Imbassaí, que passa pertinho.

Porto Sauípe - Brasil


        Vila de pescadores e casas e veraneio, com praia cheia de coqueiros, dunas e ondas fortes.
        Atravessando de barco o rio Sauípe há uma área para banho, formada na barra durante a maré baixa. Pouco acima, com acesso a partir da Linha Verde está a praia de Massarandupió, com dunas e vilas de pescadores.
       É  praia de naturismo, mas só para casais.

Barra do Itariri- Bahia- Brasil


              Pequeno povoado de pescadores encravado num cenário deslumbrante de dunas, coqueiros, manguezais e arrecifes.
              Antes de desaguar no mar de águas  transparentes, o rio Itatiri  faz uma bela e  insinuante curva.
              Um braço do rio Itapicuru atravessa a região e reproduz paisagem do pantanal, com muitas garças  negras e alguns jacarés.

Conde- Bahia- Brasil


            A  242 quilômetros de Salvador, a região tem 42 quilômetros de praias, dunas,manguezais e lagoas.
            Em barra do Itapicuru faça o passeio de barco até o rio do Cavalo Ruço, que forma  uma lagoa de águas  cristalinas. A praia do Sítio é a mais animada, com pousadas e restaurantes.

Ponta de Corumbau- Bahia - Brasil

 
                Fica a 12km de Caraíva.
                Uma ponta de areia avançada no mar azul turquesa e desponta como novo
paraíso dos andarilhos e dos amantes da natureza.
                Muito procurado para mergulhos e pesca submarina. A vila é totalmente isolada e ainda ,mais simples que Caraíva.
               Chega-se à pé e de barco ( saindo de Porto Seguro ou Cumuruxatiba) , ou de carro, pela BR-101. Nada de restaurantes. Come-se nas casas dos pescadores. Compre um chapéu de folha de bananeira feito pelos caiçaras. Quando é novo é bem verdinho. Com o tempo vai secando e fica mais bonito ainda.

Caraíva- Bahia - Brasil


                    Fica a 42 quilômetros de Trancoso.
                    Incrustada entre o rio Caraíva e a reserva dos índios pataxós.
                    Primitivo, o vilarejo colonial não tem energia elétrica nem telefone, mas atrai aventureiros pela beleza de sua praia.
                    A infra estrutura é simples, com algumas pousadas.
                    De dia, o programa é tomar banho de mar, de sol e de rio. à noite, forró.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Flora e Fauna do Brasil


   Com mais de 55 mil especies de plantas e três dos mais diversos ecossistemas do planeta, e riqueza da fauna e da flora do Brasil é incomparável. Alguns dos recursos mais valiosos do mundo moderno, como a borracha, são nativos da floresta  amazônica. Aqui, a relativa estabilidade da floresta tropical, em comparação com áreas temperadas, deu à fauna liberdade para evoluir e se adaptar a condições locais muito especializadas. Com alguns dos afluentes do rio Amazonas ainda inexplorados, restam numerosas espécies a serem descobertas. O Brasil tem cinco ecossistemas principais, cada uma com uma composição distinta de vida vegetal. Da floresta e do pântano ao sertão e à savana, os fortes contrastes de clima e paisagem resultaram em uma flora vibrante e diversificada que em grande parte só existe no país.
     A floresta amazônica é rica em fauna e flora. Caracteriza-se por vastos trechos de floresta densa, extensas savanas e outros ecossistemas. A vegetação e os animais selvagens variam por causa da inundação anual de grandes áreas.
     As araras azuis e douradas são aves grandes de cor brilhante que vivem em rochedos e árvores altas em florestas e pântanos, são espécies ameaçadas de extinção.
    O aguapé é uma planta flutuante invasiva com propriedades medicinais. Encontrada na Amazônia e no Pantanal, serve de filtro de água natural.
    Plantas aquáticas como o versátil jacinto d' água, são comumente  encontradas no Pantanal, que possui a mais rica coleção dessas plantas.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Puerto Iguazú


           Puerto Iguazú , fica a 10km de Foz do Iguaçu.
           Para ir de Foz  ao parque argentino usando transporte público é preciso trocar de ônibus na cidade argentina de  Puerto Igazú.
           Embora Puerto Iguazú tenha poucas atrações, suas ruas arborizadas e calmas oferecem um bom passeio, com predomínio de casas de madeira.
            Uma curta caminhada pela principal artéria de Puerto Iguazú , a Avenida Victoria  Aguirre, leva ao Hito Tres Fronteras. Daqui se tem vistas soberbas do rio Iguaçu e do rio Paraná e, atravessando os rios, do Brasil e do Paraguai.

domingo, 13 de novembro de 2011

Parque Nacional do Iguazú


           O lado  argentino de Iguaçu tem uma proporção maior de cataratas e oferece uma experiência mais íntima, com uma grande variedade de perspectivas. A pequena e pacata cidade de Puerto Iguazú é uma boa base.
          Enquanto as grandes atrações do parque brasileiro são as belas vistas panorâmicas das cataratas, o parque argentino tem uma extensa rede de florestas e trilhas à beira d' água com vistas próximas das quedas d' água menores.
          Há trilhas para o Paseo Garganta del Diablo e para o Paseo Inferiores e Paseo Superiores.
          Do excelente centro de visitantes do parque, uma ferrovia em miniatura leva os visitantes à Estação Central, onde começam os circuitos dos Paseo Inferiores e Paseo Superiores. Do Superiores, os visitantes podem olhar para baixo e avistar dezenas de cataratas. Este circuito tem passarelas de concreto que passam por trás das cataratas, que costumavam ir até a Garganta del Diablo antes das inundações. O Paseo Inferiores é um curto circuito que oferece vistas ainda mais espetaculares das quedas abaixo.
         Este circuito pouco mais de uma hora e requer subir e descer escadas. Dignas de nota são as partes da trilha com passarelas que permitem ter deslumbrantes vistas das águas das cataratas.
         No ponto mais baixo, barcos fazem a curta travessia até a Isla San Martin,  localizada no coração das cataratas. Andar pela ilha requer ainda um pouco de preparo físico, pois é preciso escalar encostas íngremes e atravessar formações rochosas. O Paseo Garganta del Diablo começa num ponto calmo corrente acima, passando por várias pequenas ilhas antes de chegar ao seu majestoso destino final.
   

sábado, 12 de novembro de 2011

Parque Nacional do Iguaçu


      Criado em 1939, o primeiro parque nacional do Brasil é hoje uma das atrações mais visitadas do país. Ônibus particulares e de turismo deixam as pessoas no centro de visitantes, perto da entrada do parque, onde elas tomam ônibus elétricos, sem teto, até as cataratas, 10km parque a dentro. o ônibus pára na Estação Macuco Safári, onde os vistantes podem ( pagando um adicional ) passar para outro veículo elétrico menor que os leva por uma trilha na floresta até o rio Iguaçu. Ali botes infláveis a motor levam os visitantes pelas corredeiras até a Garganta do Diabo e praticamente até o pé das cataratas.
      Pelo caminho há vários pontos de descanso de onde se têm espetaculares vistas panorâmicas da principal série de cataratas.
       No ponto mais baixo da trilha há uma passarela segura que leva a uma plataforma de onde se pode ver a impressionante Garganta do Diabo, uma garganta profunda onde  despencam as águas das cataratas

Explorando Iguaçu- Brasil


     As belíssimas cataratas ficam perto de Foz  do Iguaçu, Brasil, e da pacata Puerto Iguazú. Graças a ótimas estradas e infra estrutura turística, os inúmeros visitantes têm  pouco do que reclamar ao visitar esta majestosa atração. Ambos os lados têm belos parques nacionais, vida selvagem abundante e oferecem amplas vistas das cataratas, além de opções para chegar bem perto delas de barco. A região de Iguaçu, que significa " grandes águas" em tupi guarani, tornou-se Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986.
    Foz do Iguaçu, também chamada apenas de Foz, era uma pacata cidade der fronteira até a década de 1970, quando começou o trabalho de construção da Itaipu Binacional, a maior hidrelétrica do mundo. Hoje, Foz é a base para visitar a principal atração da cidade, es espetaculares cataratas que ficam a leste. Foz tem muitas acomodações, além de bons bares e restaurantes.
      Perto da entrada principal do parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves é uma excelente introdução aos pássaros brasileiros. Tem mais de 16ha de florestas e grandes aviários que abrigam perto de 180 espécies de aves de vários ecossistemas do Brasil, como araras , tucanos, papagaios, inhambus e flamingos. Além de um habitat de borboletas e uma exposição de répteis., o parque tem ainda um bem sucedido programa de reprodução que se concentra nas espécies brasileiras em risco de extinção.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Foz do Iguaçu- Brasil


             As cataratas do Iguaçu são umas das grandes atrações naturais da América do Sul ( Eleita este mês  uma das sete maravilhas do universo ). As quedas são formadas por 275 cataratas interligadas de até 75 metros de altura, que caem num precipício de 3 quilômetros de largura. Estas quedas têm origem  em sucessivas camadas de rocha vulcânica que foram se acumulando ao longo de 110 milhões de anos.
             Na divisa  entre  o Brasil e a Argentina, as cataratas são rodeadas de reservas naturais. As duas reservas  do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, e do Parque Nacional Iguazú, na  Argentina, contêm um dos maiores trechos sobreviventes de Mata Atlântica da América do Sul.
            Na Garganta do Diabo, o rio despenca nas profundezas com imensa força, produzindo uma densa nuvem de gotículas.
           A passarela ao longo de uma fileira de quedas é onde os turistas podem espiar as profundezas das magnificas e múltiplas cachoeiras.
           As passarelas levam a belas vistas de sete cachoeiras em cascata, incluindo o poderoso Salto San Martim.
           O acesso às trilhas que levam às cataratas no parque argentino é feito por um  mini trem movido a gás natural. O trem  pára em três estações durante o trajeto.
          Podem-se ver as cataratas de perto em barcos alugados, que cortam as corredeiras até o pé das quedas d' água.
        A floresta em volta  de Foz do Iguaçu abriga muitas especies animais, como onças, aves e borboletas.
          Embora o lado brasileiro seja melhor para vistas panorâmicas das cataratas, é mais fácil chegar perto tanto das cataratas principais como de uma série de outras menores partindo da rede de trilhas do lado argentino. A reserva florestal argentina é maior que a brasileira, com boas trilhas a pé, e exige mais tempo para explorar. também oferece mais oportunidades de observar pássaros e outros animais.
   


Retratos do Brasil


            O Brasil evoca imagens icônicas de Carnaval, times de futebol magníficos, MPB, bossa nova, samba, gingados sensuais pelas areias de belíssimas praias, e a linda cidade do Rio de Janeiro. Além dessas imagens conhecidas, no entanto, há muito a descobrir no Brasil, que está emergindo como um gigante econômico global.
            Ocupando quase metade da América do Sul, o Brasil é a quinta maior nação do mundo. O tamanho do país por si só ajuda a explicar a extraordinária diversidade de ambientes e culturas.
           As cidades maiores são famosas pela sofisticação  cosmopolita e pelo grande desenvolvimento tecnológico, enquanto na região amazônica há povos indígenas que ainda usam técnicas agrícolas primitivas.
            A colonização portuguesa, que começou no século XVI, combinada ao influxo de imigrantes de um amplo espectro étnico e geográfico, emprestou um caráter eclético ao tecido social do país.
            O português é falado por todos os 188 milhões de brasileiros, embora haja muitas palavras usadas no dia a dia derivadas de línguas indígenas e africanas.
              A imensa diversidade do país se reflete nas cidades mais importantes, e cada  uma delas tem uma personalidade própria. A impressionante arquitetura modernista da capital do país, Brasília, a estupenda  paisagem urbana do Rio de Janeiro, abraçada pela estátua gigantesca do Cristo Redentor, as edificações colonias e as pérolas barrocas de Minas Gerais, as cidades históricas do Nordeste e as pitorescas cidades do  Sul, produtoras de vinho, de influência européia, são só alguns exemplos de uma notável heterogeneidade.
             A personalidade diversificada do Brasil se reflete em seus cincos diferentes ecossistemas: a floresta amazônica, o sertão semi  árido, o cerrado central, o Pantanal, com ricas flora e fauna naturais, e a exuberante Mata Atlântica. Entre as variadas atrações naturais do país incluem-se as espetaculares cataratas de Foz do Iguaçu, a cativante Amazônia, es esplêndidas prais do Rio de Janeiro e do Nordeste, as belas planícies do Rio Grande do Sul e as dunas de areias brancas dos Lençóis Maranhenses.


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As Paisagens do Brasil


              Maior  que os Estados Unidos , excluindo o Alasca, e fazendo fronteira com dez dos doze outros países sul americanos, o Brasil tem grande variedade de paisagem de tirar o folego, de vastos pântanos a  desertos, de densas florestas a cenários metropolitanos. Cobrindo mais de 3,5  milhões de quilômetros quadrados e mais de 40% do território brasileiro, a floresta amazônica é a paisagem do Brasil mais dominante e mais conhecida no mundo. Embora imensa e espetacular, a Bacia Amazônica é só um dos vários  biomas do Brasil, cada um com cenário, vida selvagem e clima  próprios.
          A floresta amazônica é um dos mais complexos ecossistemas do mundo, apresenta vários trechos de mata cerrada, com uma ampla gama de vegetação. Grandes áreas, como os igapós, são inundadas anualmente pelas águas do rio Negro.
         O Pantanal é a maior extensão de terra aluvial do planeta,tendo na estação das chuvas até dois terços de sua área inundados. Pontilhado de pequenas elevações arborizadas, o sul do Pantanal  é usado na seca para criação de gado.
        Na estação das chuvas que dura de dezembro a março, os rios inundam a planície > Esse processo cria ilhas isoladas em meio a vastos lagos e arbustos em flor. as é durante a estação da seca ) de maio a setembro ) que a vida selvagem se expõe de forma mais espetacular no Pantanal. nesse período, os lagos fervilham de peixes, e milhares de pássaros se reúnem em torno dos poços de água.
     O sertão é uma região semi - árida no interior do Nordeste do Brasil e em  parte do norte de Minas Gerais. a paisagem essencialmente inóspita, dominada pela caatinga, é um habitat exclusivamente brasileiro.
      O sertão recebe uma quantidade muito pequena de  chuva nos meses de seca  e é amplamente salpicado de cactos e arbustos espinhentos. Há período de seca intensa que o tornam o ambiente severo para as pessoas e os animais selvagens. Em consequência,grande parte da flora e da fauna se adaptou à falta de água.
     O cerrado tem grandes áreas de vegetação rasteira pontilhadas de  pequenas florestas fechadas. O planalto central do Brasil contém a maior riqueza biológica do mundo, com mais de 10 mil espécies de plantas.
     A Mata Atlântica é uma faixa costeira de 7.400km dotada de impressionante diversidade de paisagens, de picos de granito e penhascos e belas praias de areia branca e muitas ondas.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Una - Bahia - Brasil


                       A sessenta e quatro quilômetros ao sul  de Ilhéus está localizado o município de Una, antiga sesmaria da capitania de Ilhéus, colonizada por alemães, austríacos e poloneses.
                         Com a chegada desses povos nas áreas da atual Fazenda São José ( antiga sesmaria concedida a Maria Clementina  Henriqueta ) começou a se formar a primeira povoação entre as embocaduras dos rios Una e Maruim.
                         Anos depois  o povoado foi tragado pelo mar. Seus habitantes foram então obrigados a se mudar para um local mais seguro, distante  quatro milhas, ao qual denominaram novamente de Una, como é reconhecida até os dias de hoje.
                         Em tupi , Una significa preto, e este nome se deve à coloração do rio que ali banha a cidade.
                          Pertence  a este município a Reserva Biológica de Una .É considerada por cientistas e ambientalistas uma das áreas mais importantes do planeta para a conservação ambiental devido à diversidade da flora e fauna, sendo, inclusive, o único habitat natural do mico leão da cara dourada, espécie fortemente ameaçada de extinção.
                            Una fica distante de Salvador 548km; possui um clima tropical úmido e uma temperatura anual em torno de 21 a 30 graus. Seu período chuvoso é de fevereiro a abril.
                            Não deixe de visitar as Corredeiras do Rio Una- na estrada passa-se pelas fazendas Vila Rica, Pancada Grande e Santa Vitória, margeadas pelas corredeiras do rio Una.
                           Uma boa pedida é conhecer o povoado de Comandatuba, seus pescadores e artesãos, sua história e a Igreja de São Sebastião, com a tradição popular da puxada do mastro.
                            Existem muitas pousadas e restaurantes, além de lojas de artesanato e uma escola de tapetes e cangas artesanais.
                          Do povoado pode-se conhecer a Ilha da fantasia e a Praia de Comandatuba, através de barco pelo canal de Comandatuba.







Canavieiras - Bahia - Brasil


                      Localizado às margens do rio Pardo, a cidade de Canavieiras oferece aos visitantes sua beleza, seu romantismo e um estado de paz quase indescritíveis.
                    Os primeiros habitantes de canavieiras foram os portugueses e brasileiros vindos de Ilhéus por volta da primeira década de 1700, que ergueram uma capela que dedicaram a São Boaventura.
                   Alguns anos mais tarde, os habitantes da freguesia de São Boaventura do Poxim vieram a saber da existência de uma ilha à margem do rio Pardo e para lá se mudaram, desabitando, assim, o núcleo inicial do povoamento.
                   O novo lugar apresentava condições mais favoráveis, pois as terras se prestavam ao cultivo da cana de açúcar. Um rápido desenvolvimento ocorreu na propriedade dos Vieras, seus primeiros colonizadores. Canavieiras passou a ter o foro de cidade em 1881.  A origem do nome Canavieiras é quase uma lenda, pois decorreria do nome da família Vieira que plantava cana  na região de Poxim. Assim cana dos vieiras derivou para Canavieiras.
                 Segundo Antenor Nascente em seu dicionário Etnológico da Língua Portuguesa, " Canavieiras é, propriamente, o nome de uma gramínea Sorgum saccharatum, mas que se aplica à cana de açúcar, que  dá bem na região dessa cidade", que hoje é carinhosamente chamada pelos jovens de " Canes". Canavieiras é o paraíso das ilhas, sendo 7 marinhas e várias fluviais.
                Ela fica distante de Salvador 596km, possuí um clima tropical úmido, com temperatura anual de 21 a 30 graus e com períodos chuvosos de abril a junho.
                Não deixe de visitar o seu sítio histórico  Dr. Paulo Souto,  com seus belos casarões dos séculos XVIII e XIX, artesanato, muitos restaurantes, e aos finais de semana uma variedade de shows artísticos.
              Um bom passeio é navegar pelo Rio Pardo, apreciando os manguezais, conhecendo as ilhas das Graças e a do  Peixe Boi e parando para um banho de Lama Negra.
             

Parque Ecoturístico do Jalapão - Bahia - Brasil


                    Saindo de Santa Luzia  ele fica a 6km de carro , pela Mata Atlântica, até o estacionamento do parque. Daí em diante começa a caminhada pelo parque, com aproximadamente 3,5km em meio à Mata, percorrendo o trecho mais íngreme do trajeto ( 300 m). A primeira parada é no Mirante das Três Marias, onde se descortina uma vista panorâmica da região.
                   Dá para praticar rapel em 40m de paredão de rocha. A caminhada  prossegue em direção a Caverna do lapão onde se pode fazer a travessia pelo salão principal ( Catedral ), com 120 metros de comprimento,20m X 21m de estrada, cortada por pequeno córrego, galerias inundadas e cercada por lendas e mistérios. Saindo do Lapão, uma caminhada de 1,5km de trilha passando pelo Mirante do Feto, para apreciar a paisagem; mais adiante parar na Cabana Nosso  Amigo, um ponto de apoio para descanso, com água de coco e caldo de cana disponíveis.

Santa Luzia - Bahia - Brasil


                      Desmembrado de Canavieiras em  1985, Santa Luzia é o mais recente dentre todos os municípios da Costa do Cacau. Seu território abriga cavernas, rios, cachoeiras, poços , lagoas e paredões de rochas que recordam a paisagem da Chapada Diamantina , com uma vantagem adicional: a região é favorecida  pela proximidade do mar.
                   No início desse século, a busca de areias monazíticas, levou aos diamantes do Salobro, a maior exploração diamantífera  no sul da Bahia, cenário do romance do médico e escritor Afrânio Peixoto que, em 1885 se transferiu de Lençóis para o Solobro. Nos romances Maria Bonita 9 1914 ) e Fruta do mar ( 1920 ) as temáticas da exploração diamantífera e do cacau enriqueceram a obra desse romancista.
                  Essa exploração diamantífera, juntamente com a expansão agrícola fortaleceu  o povoado de jacarandá às margens do rio pardo, lugar que teve o seu declínio a  partir  de uma enchente calamitosa em 1914. Posteriormente, surgiria um povoado em local próximo ao anterior, que recebeu o nome de " Arriba Saia" ( atual município de Santa Luzia ), porque ali havia muita lama e as mulheres precisavam levantar as saias para andar no lamaçal.
                Ela fica distante de Salvador 564 quilômetros, possui um clima tropical úmido e tropical úmido a sub-úmido. Sua temperatura média anual é em torno de 21 a 29 graus. O período chuvoso é de abril a junho.

APA - Itacaré - Serra Grande = Bahia - Brasil


                           Localizado a 30km de Ilhéus pela BR-101 Norte, em direção ao povoado de Serra Grande, abrange os municípios de Uruçuca e Itacaré, com limites no riacho Sargi e na foz do rio de Contas, na cidade de Itacaré. Envolve uma área de 149,25 quilômetros quadrados, abrigando uma região costeira de relevante importância ecológica. A APA é composta dos densos verdes da mata Atlântica, praias desertas, ciclovias e uma população vivendo harmoniosamente com o ambiente  natural, com atividades agrícolas, pesca artesanal, pequeno comércio e atividades  turísticas,
                            Existe um Programa de Educação Ambiental e Ecoturismo para conscientização e esclarecimentos sobre as funções e potencialidades da área, através da produção e divulgação de informações aos moradores locais e visitantes.
                              As prefeituras incorporam as diretrizes das APAs à legislação municipal.

Área de Proteção Ambiental- APA- Lagoa Encantada


                              Localiza-se ao norte de Ilhéus, compreendendo os povoados de Aritaguá, Uruçutuca, Sambaituba, Castelo Novo, além de pequenas vilas. a APA envolve a Lagoa Encantada, um espelho d' água deslumbrante, com extensão de 5km por 3km de largura, abastecida pelas águas dos rios  Caldeira, Apepique, Inhaúpe. A origem do nome " Lagoa Encantada " é divido a imponente lagoa de águas doces existente no interior da APA.
                             No imaginário do povo da  região há no centro da Lagoa uma pedra enorme, chamada " Pedra da Arigoa ", que tem uma grande escada de pedras  escorregadias devido ao limo e que leva a uma " cidade " onde moram seres fantásticos; à meia noite ouve-se lúgubre dobrar de sinos e, ao som dos gemidos profundos e tétricos, canoas transportam sisudos jesuítas que entoam antigas orações.


Parque do Conduru - Bahia - Brasil


                    Localizado em terras dos municípios de Uruçuca e Itacaré, abrange uma área de 70 quilômetros quadrados tem cerca de 39 metros de comprimento, no sentido norte sul e 10km de largura no sentido leste oeste.
                    Limita-se ao norte pelo Rio de Contas em Itacaré, a oeste a estrada vicinal ligando Uruçuca ao povoado de Taboquinhas / Itacaré. a leste a rodovia BA-001, ligando Ilhéus a Itacaré e ao sul da Lagoa Encantada.
                  O Parque concentra a terceira maior biodiversidade do mundo, com uma floresta que tem 458 espécies de árvores por hectare, sendo que 8% desta floresta pertencem a uma das 12 espécies que foram descobertas em pesquisas recentes, É por isso que o parque do Conduru é considerado um lugar privilegiado cujo objetivo é preservar a flora e a fauna.
         

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

São Miguel das Missões - Brasil


              Sobrevivendo a séculos de negligência, a missão de São Miguel é um belo exemplo do estilo barroco guarani, mistura de elementos arquitetônicos ibéricos e indígenas. Essas influências são visíveis em detalhes de arquitetura, particularmente nas pedras escavadas e nas esculturas de madeira que estão no museu. A missão foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1984. Embora a área em volta de São Miguel, tenha sido ocupada por fazendas, a missão ainda conserva um ar de isolamento.
             O sino da missão convocava para as orações e avisava quando havia ataques de bandos que caçavam escravos.
             Uma rede de corredores dá a medida da extensão da missão original, que chegou a abrigar 4 mil pessoas.
             Feitos com materiais locais, eram os elementos básicos na construção das missões , os tijolos e pedra.
            O Museu das Missões projetado em1937, por Lúcio Costa, é um antigo edifício modernista e inspirado na arquitetura barroco jesuítica, O museu tem estátuas e relíquias  escavadas do local.
            Restou pouca coisa das oficinas, salas de aula, claustros e salões  da missão jesuítica. No entanto, ainda é possível ter uma ideia de suas distintas áreas nas ruínas.
            Durante boa parte dos séculos XVII e XVIII, os índios guaranis, do atual oeste  do Rio Grande do Sul, assim como de partes da Argentina e do Paraguai, foram controlados pelos jesuítas.
            A primeira redução ( comunidade ) foi fundada em 1610. Trinta outras  se seguiram, incluindo a brasileira de São Miguel, fundada em 1632.
             Ao longo do tempo, começaram a florescer música, arquitetura, pintura e escultura barrocas com influência guarani.  Autoridades espanholas e portuguesas preocupavam-se com o poder dos jesuítas, enquanto Roma se inquietava ao ver a ordem se mostrar independente demais da autoridade papal. Em 1756, forças espanholas e portuguesas expulsaram os jesuítas.
                As missões foram então arrasadas ou abandonadas.

















Torres - Rio Grande do Sul - Brasil


                O principal destaque do longo litoral do rio Grande do Sul é Torres, localizada perto da fronteira com o estado de Santa   Catarina.
             Torres deriva seu nome  de uma série de imensas rochas basálticas que adentram o oceano e interrompem a praia, que outro modo pareceria infindável.
              As torres ficam no Parque da Guarita, no perímetro sul da cidade. Entre as rochas ou torres ficam praias arenosas protegidas das fortes ondas do Atlântico. Degraus levam até cavernas nos rochedos de frente para o mar aberto, formadas no decorrer de milhões de anos pela força do oceano.
              De uma montanha na parte sul do parque, os visitantes podem apreciar belíssimas vistas do escarpado litoral ou então passear pelas dunas de 4km de extensão da praia de Itapeva. A água da praia de Itapeva é tranquila e muito boa para nadar.

Parque Nacional dos Aparados da Serra- Brasil


                  O planalto do sul do Brasil do acúmulo de camadas de sedimento oceânico, formando uma rocha que se ergueu e resultou no  Escudo Brasileiro.
                 Há 150 milhões de anos , foi despejada lava sobre o escudo criando uma grossa camada de rocha basáltica, e emergiram fendas nas laterais do planalto, formando estreitos e profundos cânions.
                Em torno de um dos maiores destes cânions - o Cânion do Itaimbezinho- originou-se o Parque Nacional dos Aparados da Serra, um dos primeiros parques nacionais do Brasil, criado em 1959.
                  O Cânion do Itaimbezinho é um longo cânion ( 6km ) com 720 metros de profundidade, que apresenta ecossistemas diversos que se fundem com zonas de transição entre eles.  O planalto em volta de Itaimbezinho é aproveitado principalmente para o pasto de gado, e as extensões mais baixas são cobertas por densas Mata Atlântica.
                 A flora abundante abrange de linques e musgos  a orquídeas e outras plantas floríferas e araucárias gigantes. As trilhas em torno das bordas do cânion são bem sinalizadas, com comprimentos variando entre 2km e 6km, e mirantes que permitem aos visitantes observar o cânion em todas as direções. A trilha mais longa, a do Rio do Boi, pode ser desafiadora para quem não tem muita prática em caminhadas. Fecha na estação chuvosa devido á ameaça de inundação.
                A melhor época para visitar o parque é no inverno ( maio a agosto ) quando a visibilidade se estende até a base do cânion e à costa.
                Setembro é a pior época para visitas, com nuvens baixas e muita chuva. No resto do ano, a névoa dificulta a visão, embora às vezes se dissipe com rapidez.











Antônio Prado - Rio Grande do Sul- Brasil


          Último dos assentamentos principais da zona de colonização italiana. Antônio Prado foi fundada em 1886.Localizado no extremo norte desta área e até há pouco tempo com poucas ligações  com os demais centros, Antônio Prado não realizou a transição de comunidade rural para cidade industrial.
            A falta  de desenvolvimento é uma das razões pelas quais a cidade foi declarada  Patrimônio Histórico Nacional em 1989.
             Sua atração principal é a concentração de casas de madeira sobre base de pedra, erguidas pelos imigrantes italianos.
              reunidos em volta da praça central da cidade, a Praça  Garibaldi, e nas ruas que saem dela os 48 edifícios históricos , são protegidos e muito bem conservados. A maioria das estruturas de tábuas em cores vivas , com interiores originais, foi transformadas em lojas ou pequenos escritórios do governo. Um desses edifícios é hoje a Prefeitura da Cidade, na Praça Garibaldi. Na praça fica também o Museu de Antônio Prado, que oferece um apanhado histórico do descobrimento da cidade.

Flores da Cunha- Rio Grande do Sul - Brasil


                      O fato de Flores da Cunha ostentar uma das mais altas concentrações de vinherias no   Rio Grande do Sul, não deverá surpreender os visitantes. Quase todo pedacinho de terra do município é dedicado ás vinhas e cantinas, e inclui desde a produção artesanal de vinho até imensas cooperativas.
                    A cidade de Flores da Cunha em si não tem grandes atrativos, mas as vilas dos arredores podem ser facilmente confundidas com aldeias do norte da Itália, pois mantêm até o dialeto veneziano de seus imigrantes, o que faz dela a mais italiana das cidades brasileiras.
                    Localizado num vale fértil e pitoresco, Otávio Rocha, 13km a sudeste de Flores da Cunha, é especialmente atraente, com vinhedos estendem-se pelas ruas principais. A vila tornou-se um local popular para comer e tem uma boa oferta de restaurantes especializados em comidas simples e saborosas do norte da Itália.
                      Mais 7km a oeste de Otávio Rocha, fica Nova Pádua, outro município dedicado  à produção de vinho, cujos habitantes são descendentes de imigrantes venezianos.
                     O ponto principal da pequena cidade é a igreja, caracteristicamente  italiano no estilo, com um campanário disposto ao lado da estrutura principal.
                     Um pouco mais  a oeste, há belíssimas vistas  para as águas rápidas do rio das Antas lá embaixo e para o Vale das Antas, uma mistura de vinhedos e de floresta primária.





Caxias do Sul- Rio Grande do Sul - Brasil


                   Fundada em 1875, Caxias do Sul ou simplesmente Caxias, como costuma ser chamada, junto com Bento Gonçalves foi uma  das primeiras colônias italianas na Serra gaúcha. Como ocorreu nos assentamentos  vizinhos, sua atividade comercial de início girou totalmente em torno da produção de vinho, mas no século seguinte outros setores de agroprocessamento, assim como o têxtil, também se desenvolveram. Hoje, caxias é a segunda cidade do estado, atrás de Porto Alegre.
                  Embora haja muitos arranha céus na cidade, ainda sobrevivem traços de herança imigratória.
                 O Museu Municipal de 1880, como residência particular, documenta a história de Caxias, começando com a chegada dos imigrantes do Vêneto. O acervo permanente do museu inclui objetos, documentos e fotos sobre o desenvolvimento de Caxias.
                O Museu Casa de Pedra, numa bem cuidada casa de fazenda , feita de pedra de 1878, mostra como era a vida dos primeiros colonos, com mostras interessantes de ferramentas,mobília e fotografias.






Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul- Brasil


                     Ao examinar uma garrafa de vinho brasileiro , o maias provável -e que o rótulo indique bento Gonçalves como local de origem. Bento como a cidade é chamada, é um dos maiores produtores de vinho  no Brasil, e quase todo trecho de terra fora da cidade é para o cultivo da uva. A economia  local apóia-se  na uva e na produção do vinho, e as empresas de Bento Gonçalves dominam o mercado  do Brasil.
                   Bento foi uma das primeiras comunidades italianas instaladas na Serra gaúcha  em 1875. mas o rápido crescimento do centro urbano da cidade nas últimas  décadas deixou poucos vestígios da influência italiana dos primórdios da imigração.
                    O Museu do Imigrante tem uma rica coleção de artefatos sobre os colonizadores de Bento, com salas destinadas à chegada dos imigrantes e ao papel central da Igreja  Católica na Comunidade e na agricultura, particularmente na viticultura.
                   O vinho é produzido na cidade também por grandes operadoras comerciais. A Cooperativa Vinícola Aurora é a mais conhecida, e a Aurora é o produtor de vinho mais destacado do Brasil, com mais de 1.300 famílias associadas, a maioria das quais cultiva o vale.
                       Quem visita a cooperativa pode ver o processo inteiro de produção, do esmagamento da uva ao engarrafamento. os passeios terminam com degustações.
                       Há numerosas cantinas  ( adegas de vinho ) espalhadas pelo centro da cidade, que ainda oferecem passeios e degustações gratuitos.
                        Produtores menores também produzem ótimos vinhos. Eles ficam bem perto do centro de Bento- na verdade, os vinhedos chegam aos limites da cidade e atravessam o belo Vale dos Vinhedos.





























Vale dos Vinhedos - Rio Grande do Sul - Brasil


                  Alguns dos melhores vinhos do Brasil são produzidos no Vale dos Vinhedos. a maioria dos habitantes aqui é da região de Vêneto, Itália, e vida no Vale dos Vinhedos segue um padrão bem similar ao daquele canto do nordeste da Itália. Numa área de monocultura, a uva define a atividade anual, e as capelas católicas são cruciais para a manutenção das tradições italianas.
                  Capela das Neves- construída em 1907 é a capela mais antiga do Vale dos Vinhedos.
                  Famiglia Tasca com prédios típicos de pedra e madeira, é uma das mais antigas vinheiras do vale.
                Memorial do Vinho- pequena e fascinante exposição que conta o desenvolvimento da produção local de vinho de 1875 até hoje.
                 Capela das Graças- Em homenagem a Nossa Senhora da Graça, esta capela é uma das muitas criadas pelos imigrantes italianos do vale.
         

Canela - Rio Grande do Sul - Brasil


         Invernos gélidos, verões amenos e uma natureza intocada atraem visitantes a Canela, que já foi um ponto de parada para o gado que era conduzido pelos campos do Rio Grande do Sul. A cidade é dominada pela imponente Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, de pedra construída em 1953 em estilo neogótico inglês, junto a outros edifícios numa eclética mistura de estilos locais e europeus. Graças  à presença de estudantes atraídos por escolas de turismo de alto prestígio, a cidade ganha uma atmosfera vibrante.
       A maioria das florestas da Serra Gaúcha foi devastada durante o século XIX, com a procura de araucária.  Hoje parte destas floresta está sendo preservada.
     Aproximadamente 8km ao norte de Canela, fica o Parque Caracol, uma reserva florestal com uma cachoeira de 131 metros. Uma das atrações é a escadaria de 927 degraus que leva até a base da cachoeira, de onde os visitantes podem apreciar melhor sua força e a floresta em volta. Mais 5km ao norte pela estrada que vem de Caracol fica o Parque da Ferradura, uma reserva florestal notável pelas dramáticas vistas do Rio Caí, em forma de ferradura e do cânion e  cachoeira do Arroio Caçador.
       A área é um destino popular para turismo de aventura, com rafting pelo rápido rio Paranhana. O rapel pelas suas gargantas permite vistas bem próximas do terreno da região.

Gramado - Rio Grande do Sul - Brasil


                     Estância de montanha maios conhecida do Brasil, Gramado faz o possível para imitar uma vida da Europa central. Embora não tenha os Alpes. a paisagem montanhosa em volta de Gramado, que chega apenas a 825m, é extremamente bonita e de forte impacto visual.
                      O florido  Parque Knorr e o Lago Negro, artificial ladeado por pinheiros importados da Floresta Negra da Alemanha, oferecem agradáveis passeios.
                      Os chalés suíços são o estilo de arquitetura dominante e, com a profusão de floreiras cheias de gerânios nas janelas, lojas de chocolate e restaurantes especializados em fondue, chega-se a acreditar que Gramado tem algo a ver com a Suíça. Mas, na verdade, apenas uma ínfima parcela da população é de origem suíça, e por trás deste verniz Gramado tem mais em comum com um shopping americano.
                  Gramado sobrevive quase  inteiramente do turismo. Durante as suas primeiras semanas do mês de agosto, a cidade sedia o Festival de Gramado, um dos maiores eventos de cinema do Brasil, que atrai gente do mundo inteiro.
                  Apenas 6km ao norte da avenida principal de Gramado fica o vale do Quilombo, que é alcançado por uma íngreme estrada de terra. Ele preserva boa parte da mata Atlântica  original do vale e seu clima é mais quente e úmido.
                 o refúgio Família Sperry abriga abundante fauna, incluindo o coati, o tucano, o macaco prego e o bugio do pantanal. As trilhas na floresta passam por lindas cachoeiras, que realçam ainda mais os encantos do vale.
                 O terreno do vale é cultivado e pitoresco. Casas de fazendas de madeira, que foram construídas por imigrantes  alemães no século XIX, podem ser vistas ao longo da estrada.
























domingo, 6 de novembro de 2011

Holanda








          A Holanda é um dos países que mais aguça a curiosidade dos viajantes. É a terra dos moinhos, dos tamancos e das tulipas. Onde nasceram e floresceram as genialidades de van Gogh e de Rembrandt, mas também onde se escondeu a graciosidade de Anne Frank, com o seu diário. É onde se toleram as drogas e a prostituição, ainda que com restrições, e onde a liberdade de expressão e os direitos humanos são cultivados com orgulho. definitivamente, a Holanda possui peculiaridades sociais, políticas e geográficas que a diferenciam do resto do continente. totalmente plano, metade do  território holandês está abaixo do nível do mar; é o país mais  densamente povoado do continente europeu, no qual sua concentração populacional encontra-se na região Roterdam e Amsterdam. a primeira abriga um dos maiores e mais importantes portos do mundo e uma arrojada arquitetura modernista. A segunda palco de polêmicas  vanguardistas e dotada de uma beleza singular.



       A Holanda também conhecida como Reino dos Países baixos, faz fronteira  apenas com a Bélgica e a Alemanha e é banhada pelo mar do Norte. Seu território é todo baixo e plano, com uma pequena elevação na região sudeste, mas não mais que  321 metros , altitude do seu maior morro, o Vaalserberg. Boa parte do seu território está situado abaixo do nível do mar. Sua capital é Amsterdam. A economia é desenvolvida, com destaque às indústrias alimentícia, metal mecânica, química e pesqueira.
        A região era ocupada por celtas e tribos germânicas. Dominada pelos romanos,  até o século V, é posteriormente conquistada pelos francos. A Holanda passou por vários domínios. O atual Reino dos Países Baixos ( somado à Bélgica e Luxemburgo ) é formado no Congresso de Viena. Em 1830 a Bélgica separa-se. Sessenta anos mais tarde é a vez de Luxemburgo, mas o nome do país permanece referindo-se apenas à Holanda. Neutra durante  a Primeira Guerra Mundial, é ocupada pela Alemanha na Segunda Guerra Mundial. O Benelux é criado em 1948, rompendo as barreiras alfandegárias entre as três nações que formavam o Reino dos Países Baixos.
          A bicicleta é um dos ícones holandeses.



          O clima holandês é temperado e marinho, com influência do Canal da mancha. Na prática, o verão e o inverno não são tão rigorosos como em outros países europeus, mas ventosos e sempre com possibilidades de chuva.
             A língua oficial é o holandês, que lembra um pouco o inglês e o dinamarquês na estrutura gramatical e o alemão na sonoridade.
             O seu fuso horário é de 4 horas em relação a Brasília.
               Sobre a liberação das drogas nem tudo é como se pensa. A polícia tolera  apenas 5 gramas de maconha ou haxixe para consumo pessoal. Mais do que isso ou droga mais pesada, pode dar prisão.
              Como o país é pequeno é desnecessário usar avião para se locomover dentro do território. A companhia aérea holandesa é a KLM que foi comprada pela Air France.



              Em poucas horas você cruza a Holanda em qualquer direção. Trens frequentes, viagens de curta duração e a dispensa de reservas obrigatórias permitem day trips com facilidade, e comprando uma passagem com o retorno para o mesmo dia costuma ser mais barato do que uma de ida e uma de volta.
              Relevo e tradição fazem do ciclismo um divertimento econômico meio de  locomoção. A maioria das estradas ( exceto as de alta velocidade) dispõe de pistas especiais para bicicletas.
         


Bruxelas - Bélgica


                    Cidade de negócios, cosmopolita, vibrante, capital da União Européia. Bruxelas é o berço do Euro e do tintim- pode-se ver pinturas do personagem nas paredes de alguns prédios. Tudo na cidade é bilíngue  escrito em francês e holandês. A arquitetura mescla construções históricas do centro, edifícios Art Nouveau e prédios ultramodernos da administração da UE.Os símbolos da cidade são o Atomium e o Mannneken-Pis, porém  o mais encantador é a sua praça central, Grand Place, também chamada  de Grote Markt e considerada uma das mais belas da Europa. A cidade fica particularmente agradável nas noites de verão, quando parece aumentar o número de bares, floriculturas, belgas e turistas.
                  Referência e ponto de partida ideal para conhecer Bruxelas é a movimentada Grand Place. A maior parte das atrações que interessam situam-se nos arredores dessa praça, dentro do perímetro delimitado por um grande boulevard que vai mudando o nome. Mont dês Arts é a região onde fica o Palácio real, não longe do Centro.
                 Dois aeroportos internacionais servem Bruxelas. O Zaventem fica a 14km da cidade e o Charlerol Sud é mais longe fica a 46km e conecta-se à gare du Midi . Existem 3 importantes estações de trem; Gare di Midi; Gare Central e gare du Nord.
              Grand Place também conhecida como Grote Markt, é o centro histórico de Bruxelas. Encontra-se aqui quase 40 prédios com fachadas impressionantes. Victor Hugo ( autor de les miserables )teria dito que essa praça, grande exemplo de beleza barroca, era a mais bonita do mundo. No século XII, foi centro político e econômico da cidade. A praça foi destruída em 1695 e reconstruída entre 1696 e 1700, combinando os estilos barroco italiano e flamengo. Entre maio e setembro, acontece um show de sons e luzes à noite. ao lado do Hôtel de Ville ou Prefeitura do século XV se encontra a Gilded Plaque, um monumneto Art Nouveau, com uma enigmática escultura em bronze que lembra Jesus deitado e diz  a lenda que se você passar  a mão tudo indica que você voltará à Bélgica.
           Saindo da Grand Place  siga em frente para encontrar o Manneken Pis Fountain, o menino fazendo xixi mais famoso do mundo, símbolo de Bruxelas. Pequena estátua de bronze , data de 1619, e já foi roubada ,várias vezes, achada, destruída e reconstruída. Existem várias lendas a seu respeito. Um diz que um certo pai carregava seu filho numa cesta de frutas e o colocou sobre uma árvore quando foi chamado a participar de uma batalha próxima de onde ele estava. O garoto começou a mijar nos inimigos, assustando-os e fazendo papai e os aliados vitoriosos. Outra, conta a história de uma criança que apagou uma bomba fazendo ingenuamente o seu pipi. Uma terceira fala de um prefeito que prometeu construir uma estátua na posição em que seu filho perdido fosse encontrado.
             Cathedrale Saint Michel - construção gótica, iniciada em 1220, síntese de todos os períodos da arte, do século XIII ao XVI. O púlpito representa a expulsão de Adão e Eva do paraíso ( construído em 1699). Desde a Idade Média, a catedral testemunhou os mais importantes eventos históricos. Atenção para os belíssimos vitrais do século XVIII.
           Palácio real- O primeiro palácio de Bruxelas foi construído em meados do século XI sobre a colina que, na época, chamava-se Coudenberg. Durante seis séculos foi sede do poder, até ser destruído num incêndio em 1731 para, poucos anos depois, desaparecer quando houve a restauração dessa área de Bruxelas. Os restos do  palácio, porém permanecem no subsolo do novo Palácio Real.
          Atomium- outro símbolo de Bruxelas. Construído para a Feira Mundial de Bruxelas em 1958) mais ou menos como aconteceu com a Torre Eiffel, mas sem uma ideia tão carmosa como o monumento de paris), representa um átomo de ferro aumentado 200 bilhões de vezes, no qual suas esferas de metal, simbolizando os átomos, são interligadas por escadas rolantes.
        Parc de Bruxelles- único parque no centro da cidade, localizado entre o Palácio Real e o Parlamento. É um dos mais populares de Bruxelas, ideal para um passeio no fim do dia. .
         

Bélgica


                 A Bélgica se situa em uma região habitada por tribos célticas e germânicas na época da conquista por Júlio Cesar, em 50a.C. Do século XVI  ao XVIII, os belgas encontravam-se sob domínio espanhol, quando em 1815, o país é anexado a Holanda, tornando-se independente 16 anos mais tarde. Durante a Primeira Guerra Mundial,tropas alemães invadem o país.
                Em 1948, Bélgica, Holanda e Luxemburgo formam o Benelux abolindo barreiras alfandegárias. Em 1960, concede independência ao Congo, sua antiga colônia. A Bélgica integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e participa da formação da Comunidade Europeia, antes de a mesma expandir-se e tornar-se a União Européia de hoje. Atualmente , sua capital  Bruxelas, é a sede das instituições da União Européia
               Em 2002, a Bélgica passa a ser o segundo país do mundo a legalizar a eutanásia ,depois da Holanda.
            Viajar pela Bélgica é fácil. As distâncias entre as cidades são pequenas, os trens são rápidos e as autoestradas bem conservadas. Entretanto, a grande maioria de viajantes, que normalmente está em trânsito entre França, Inglaterra, Holanda ou Alemanha, concentra-se em Bruxelas ou em Bruges ,pois elas são as maiores atrações do país.
              Outras cidades importantes são Gent, Antuérpia ( centro portuário, zona de comércio de ouro e diamantes) e Liège.
              Quanto ao seu clima, o verão e o inverno não são tão rigorosos, este último quase sempre úmido e chuvoso.
              Seu fuso horário são de 4 horas em relação a Brasília.
              O aeroporto Zaventem de Bruxelas é um dos mais movimentados da Europa, tanto pela participação política da cidade na UE quanto pela posição geográfica do do país. Já o aeroporto  Ostend / Bruges serve a Europa também com voos das companhias aéreas barateiras.
              Os trens cobrem todo o território podendo-se  adquirir um exclusivo para Benelux ( Bélgica, Holanda e Luxemburgo). Viagens pelo país são rápidas e não tão caras. De Bruxelas a Bruges ou a Antuérpia leva-se menos de uma hora.
              Bruges e Gent, são lugares movidos a universitários e cerveja belga e elas respondem pelo agito na Bélgica. A vida noturna é bastante movimentada, para todas as idades. o país também aproveita, durante  o verão para colocar as cidades com espetáculos teatrais e musicais de rua. E, no inverno, o mês mais vibrante é dezembro, com as feiras de Natal montadas em todas as cidades belgas.
            O chocolate belga é um dos mais gostosos do mundo, é vendido em lojas com produção artesanal e  estão por todos os lados.também existem as famosas marcas internacionais Godiva e Neuhaus.
           As cervejas belgas merecem destaque, já que o país produz centenas delas e tem fábricas que merecem ser visitadas.
          Destaque especial para o bonequinho mijão e a Grand Place  que é inesquecível à noite, com seu jogo de luzes, cores e sons. Bruges, para muitos turistas é uma das cidades mais bonitas  e romântica da Europa.


Cannes - França





            Conhecida mundialmente pelo seu Festival de Cinema, Cannes , com aproximadamente 70 mil habitantes localiza-se  na Baie de Cannes, e é uma das pérolas do Mediterrâneo. Cannes demonstra ter incorporado muito do estilo americano, com letreiros em neon na maioria dos restaurantes.



            A principal avenida da cidade é o Blvd. de la Croisette, margeando o Mediterrâneo e exibindo suas palmeiras e hotéis de luxo. a estação de trem, na Rue Jean Jaurés, fica ao norte da cidade, o Palais des Festivais, onde se realiza o Festival de cinema, à sua direita, e o Port Vieux, o antigo porto, à esquerda. Para quem quer pegar praia, as melhores ficam a oeste da parte velha de Cannes, um pouco mais distante. Observe que tem a parte da praia paga e a parte gratuita e muito bem protegida contra  água viva e peixes.



           Você  irá encontrar muitos hotéis luxuosos. Espere por preços exorbitantes no verão e mais ainda durante o festival de cinema. Acomodações mais em conta estão ao redor da estação de trem.
           Le Suquet Morro com bela vista da cidade. Não deixe de visitar, lá em cima, o Château de Lerins e a Chapelle Sainte Anne. Dentro do castelo há o Musée de La Castre.
         Faça este passeio pegando o trenzinho na orla. É muito agradável este passeio e você passará por vários locais fantásticos.


         Vieux Port- parada de iates . É também onde se inicia o Blvd.de la Croisette, que oferece uma ótima caminhada ao longo da praia. No verão, as ruas ao redor do porto são bem agradáveis. Durante o dia no verão os navios de cruzeiros param e saem durante a noite. Os turistas invadem Cannes. Ao entardecer nada mais agradável que sentar nesta orla  para passear e apreciar os artistas que chegam com as suas pinturas e seus instrumentos musicais. Você terá vários shows ao ar livre sem pagar nada, mas com certeza você irá gostar tanto que irá contribuir com a caixinha dos músicos e comprar algum quadro   dos artistas que pintam  na nossa frente. Á noite se prepare para o desfile de luxo e riqueza nos bares e restaurantes.


       Îles de Lérins- são as duas ilhas em frente a Cannes. A  Île Sainte Marguerite é pequena e possui diversas trilhas para  trekking. a outra, Île Saint Honorat ( também 15 minutos ) tem um monásterio construído no século V e é habitada por monges que recebem os turistas e os levam para conhecer as capelas ao redor da ilha.
       Cannes é conhecida como  acidade do prazer, sofisticação , luxo e prestígio.




Veneza - Itália





                         Veneza com 270 mil habitantes é uma das mais belas cidades do mundo e também uma das mais turísticas. Primeira porta de ligação  entre o Oriente e o Ocidente- Marco Polo saia da aqui para explorar outros mares; rivalizou com muitas outras cidades por esta posição, e foi por um longo tempo , imbatível comercialmente. Daí vem sua influência bizantina- o que é perceptível, em particular na Piazza  San marco. Apesar de frequentemente utilizada com parâmetro para outras cidades que a ela se comparam, que são chamadas " Veneza do Norte " ou " Veneza do oriente ", não existe outra. Veneza é única. São 117 ilhotas e mais uma centenas de ruelas, becos e canais. O Canale Grande, é a principal artéria  de trânsito fluvial de Veneza em forma de " S ".  O aeroporto Marco Polo fica fora de Veneza, mas é muito fácil e rápido chegar em Veneza através dos barcos.




                     A principal estação de trem em Veneza é a Stazione Santa Lucia.
                     Em Veneza se anda à pé ou de barco. carros não entram. Os vaporettos são embarcações que servem de transporte público, possuem distintas linhas e trajetos- espécie de ônibus fluviais.. Para conhecer outras ilhas nos arredores de Veneza, como Murano , Burano e Torcello, pegue o vaporetto  número 12.



              Outra forma de locomoção, na verdade um dos passeios mais românticos são as gôndolas, preservando o charme da antiga Veneza. prepare para gastar 100 euros em no máximo 45 minutos. O mais barato de tudo é caminhar.
               Veneza é uma cidade cara para se hospedar. se você quiser economizar poderá se hospedar em uma das cidades vizinhas como Pádua .




             As igrejas  aqui são pagas, com exceção da Basílica de San Marco, e para entrar, não se pode estar vestido co mini saia, vestido decotado e mangas cavadas.

            Piazza San Marco disputadas pelos pombos e turistas, seu espaço contrasta com as estreitas ruas de Veneza.É a grande praça da cidade, uma das mais famosas da Itália, cercadas por  museus e prédios históricos, na qual se destacam a imponente Basílica  di San Marco e a Torre dell' Orologio, do século XV.
               Basílica  di San Marco- entrada gratuita. A sua construção teve início no século IX para guardar o corpo de São  Marcos, um dos quatro evangelistas. Seu estilo bizantino reflete a história de Veneza, que foi a primeira ligação entre o Ocidente e o Oriente. a fachada e o interior estão repletos de mosaicos. dentro está o Tesoro della Basílica. Não perca de ver o Pala d' oro, grande altar de ouro, decorado com prata e pedras preciosas, atrás do altar principal.
            Palazzo Ducale- ao lado da Basílica, reconstruído no século XIV após um incêndio, possui elegantes arcadas góticas. Foi a resistência oficial de duques, sede de governo e prisão.



           Visite os museus : Galleria dell' accdemia di Venezia e Fondazione peggy Guggenheim.
           Uma atração típica de Veneza são as suas pontes. São quatro as que cruzam o Grande  Canal.: Ponte del Rialto, a mais antiga da cidade, de 1588, originalmente construída em madeira; Ponte dell' Accademia, toda feita de metal; Ponte  degli Scalzi ( Ponte dos Descalços ) e a Ponte di Calatrava, a mais recente e moderna, inaugurada em setembro de 2008.





          A Ponte mais famosa de todas, entretanto é outra: Ponte dei Sospiri ( ou Ponte dos Suspiros ), perto da Piazza San marco, ligando o Palazzo Ducale à antiga prisão. Conta a lenda que os prisioneiros condenados à morte, entre os quais o lendário Casanova, ao passarem por aqui, suspiravam ao pensar que aquela seria a última vez que veriam a luz do dia.



       Deixe um tempinho para visitar suas ilhas como Murano, famosa por seus cristais desde 1292- confira o Museo del Vetro ( Museu do Vidro ). Lá você verá todo o processo da fabricação do vidro. Visite também Burano que é uma vila de pescadores. Aproveite para ir até Torcello que é conhecida por seus mosaicos e sua catedral bizantina.
     Lojas de cristais de Murano estão espalhadas por Veneza e,em Murano.Não deixe de comprar as famosas  máscaras de carnaval.




    Veneza tem uma vida cultural intensa. Eles também têm o seu Carnavale, comemorado todo ano por dez dias, no mês  de março, quando vestem suas famosas máscaras e fazem a festa na rua, mas num estilo bem diferente do brasileiro. Nos anos pares, há a maior exposição internacional de arte moderna, a Biennale di Veneza.
     Em setembro tem o consagrado Festival internacional de Cinema de Veneza, no Palazzo del Cinema, na ilha de Lido.




Vaticano


                     O Vaticano é o menor estado independente do mundo, que nada mais é que um grande quarteirão dentro de Roma. Ocupa a região denominada Ager Vativanus, sobre a margem direita do Tibre. atravesse a ponte  Sant' Angelo, lugar onde foram martirizados os principais cristãos, entre os quais o próprio São pedro, o primeiro papa da história ( que foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de sofrer a mesma morte de Cristo ). São pedro ou San Pietro, também é o nome da basílica, com sua grande cúpula, demarca o território do vaticano e a linha do horizonte de Roma.
                  O Estado do Vaticano surgiu em 11 de fevereiro de 1929, com o Tratado de Laterano, quando a Itália  reconheceu a sua soberania. seu governante maior é o Papa- atualmente Bento XVI, que assumiu em abril de 2005 após a morte de João  Paulo II.
                  Como Estado independente que é, o Vaticano cunha sua própria moeda ( o euro, mas com emblemas dos papas e a inscrição Cittá del Vaticano ), tem a sua própria guarda ( a guarda suiça ), línguas oficiais ( italiano e latim ), correio e até estação de trem.
             Piazza San Pietro- é  a obra de Bernini, no formato de ferradura: dois semi círculos, cada um com quatro fileiras de colunas dóricas. Há pontos marcados no chão da praça. No centro, reina o obelisco egípcio trazido por Calígula para o circo de Nero, ladeado por duas fontes projetadas por  Maderno e  Bernini           
             Bento XVI, frequentemente costuma aparecer aos féis numa das janelas que dão para a praça São Pedro. Quando não ,as bençãos papais podem surgir em modernos telões instaurados na praça.
           Basílica di San  Pietro- da Via della Conciliazone chega-se à escadaria que conduz à basílica, a maior construção do Vaticano, situada na Piazza San Pietro. quem estiver de mini saia, bermuda, blusa decotada não pode entrar na  basílica.é a igreja mais famosa do mundo, onde está o sepulcro do apóstolo Pedro,ou Pietro, o primeiro papa da história. na basílica uma estátua de São Pedro tem o pé desgastado devido a convicção dos fiéis de que serão abençoado se passarem a mão nele.. Apesar de vários arquitetos terem se envolvido na construção da basílica, foi Michelangelo o grande responsável pela obra, que morreu antes de terminá-la. o interior é imenso, sendo a maior construção sagrada existente. Foi concebida para celebrar a santidade da Igreja católica e, como tal, é plena de relíquias e fantásticos tesouros. O melhor exemplo, entre estas preciosidades é a Pietá, do próprio Michelangelo, esculpida quando ele tinha 23 anos, a única obra com a assinatura do mestre. Outra grandiosidade, com 29 metros de altura, é o Baldacchino, em  bronze, de autoria de Bernini. Visite a Tombe del Papi, acesso gratuito,onde estão enterrados vários papas, incluindo João paulo II.
            Museus do Vaticano-os museus contêm coleções de arte e tesouros papais e se você desejar ver todos, vai precisar de bastante tempo. Destaca-se : Musei  di Antichitá, Museo Gregoriano Egizio, Museo   Pio Clementino , Museo Chiaramonti , Museo Gregoriano Etrusco etc...
            A Cappella sistina, conmstruída em 1473, é ainda hoje sede de solenes cerimônias, inclusive o Conclave, reunião em que, de tempos em tempos, após a morte do titular, elege-se o novo papa. Os afrescos são,  em sua grande maioria, de Michelango, além de Pinturicchio, Signorelli, Botticelli , Ghirlandalo e Rosselli. A parte central representa a história do Gênesis. No fundo, também de Michelangelo, está a maravilhosa parede do altar Il Giudizio Universale, finalizada depois de a capela estar pronta. Dentro da capela não se pode tirar fotos.