domingo, 6 de novembro de 2011

Bruxelas - Bélgica


                    Cidade de negócios, cosmopolita, vibrante, capital da União Européia. Bruxelas é o berço do Euro e do tintim- pode-se ver pinturas do personagem nas paredes de alguns prédios. Tudo na cidade é bilíngue  escrito em francês e holandês. A arquitetura mescla construções históricas do centro, edifícios Art Nouveau e prédios ultramodernos da administração da UE.Os símbolos da cidade são o Atomium e o Mannneken-Pis, porém  o mais encantador é a sua praça central, Grand Place, também chamada  de Grote Markt e considerada uma das mais belas da Europa. A cidade fica particularmente agradável nas noites de verão, quando parece aumentar o número de bares, floriculturas, belgas e turistas.
                  Referência e ponto de partida ideal para conhecer Bruxelas é a movimentada Grand Place. A maior parte das atrações que interessam situam-se nos arredores dessa praça, dentro do perímetro delimitado por um grande boulevard que vai mudando o nome. Mont dês Arts é a região onde fica o Palácio real, não longe do Centro.
                 Dois aeroportos internacionais servem Bruxelas. O Zaventem fica a 14km da cidade e o Charlerol Sud é mais longe fica a 46km e conecta-se à gare du Midi . Existem 3 importantes estações de trem; Gare di Midi; Gare Central e gare du Nord.
              Grand Place também conhecida como Grote Markt, é o centro histórico de Bruxelas. Encontra-se aqui quase 40 prédios com fachadas impressionantes. Victor Hugo ( autor de les miserables )teria dito que essa praça, grande exemplo de beleza barroca, era a mais bonita do mundo. No século XII, foi centro político e econômico da cidade. A praça foi destruída em 1695 e reconstruída entre 1696 e 1700, combinando os estilos barroco italiano e flamengo. Entre maio e setembro, acontece um show de sons e luzes à noite. ao lado do Hôtel de Ville ou Prefeitura do século XV se encontra a Gilded Plaque, um monumneto Art Nouveau, com uma enigmática escultura em bronze que lembra Jesus deitado e diz  a lenda que se você passar  a mão tudo indica que você voltará à Bélgica.
           Saindo da Grand Place  siga em frente para encontrar o Manneken Pis Fountain, o menino fazendo xixi mais famoso do mundo, símbolo de Bruxelas. Pequena estátua de bronze , data de 1619, e já foi roubada ,várias vezes, achada, destruída e reconstruída. Existem várias lendas a seu respeito. Um diz que um certo pai carregava seu filho numa cesta de frutas e o colocou sobre uma árvore quando foi chamado a participar de uma batalha próxima de onde ele estava. O garoto começou a mijar nos inimigos, assustando-os e fazendo papai e os aliados vitoriosos. Outra, conta a história de uma criança que apagou uma bomba fazendo ingenuamente o seu pipi. Uma terceira fala de um prefeito que prometeu construir uma estátua na posição em que seu filho perdido fosse encontrado.
             Cathedrale Saint Michel - construção gótica, iniciada em 1220, síntese de todos os períodos da arte, do século XIII ao XVI. O púlpito representa a expulsão de Adão e Eva do paraíso ( construído em 1699). Desde a Idade Média, a catedral testemunhou os mais importantes eventos históricos. Atenção para os belíssimos vitrais do século XVIII.
           Palácio real- O primeiro palácio de Bruxelas foi construído em meados do século XI sobre a colina que, na época, chamava-se Coudenberg. Durante seis séculos foi sede do poder, até ser destruído num incêndio em 1731 para, poucos anos depois, desaparecer quando houve a restauração dessa área de Bruxelas. Os restos do  palácio, porém permanecem no subsolo do novo Palácio Real.
          Atomium- outro símbolo de Bruxelas. Construído para a Feira Mundial de Bruxelas em 1958) mais ou menos como aconteceu com a Torre Eiffel, mas sem uma ideia tão carmosa como o monumento de paris), representa um átomo de ferro aumentado 200 bilhões de vezes, no qual suas esferas de metal, simbolizando os átomos, são interligadas por escadas rolantes.
        Parc de Bruxelles- único parque no centro da cidade, localizado entre o Palácio Real e o Parlamento. É um dos mais populares de Bruxelas, ideal para um passeio no fim do dia. .
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário