quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Santa Luzia - Bahia - Brasil


                      Desmembrado de Canavieiras em  1985, Santa Luzia é o mais recente dentre todos os municípios da Costa do Cacau. Seu território abriga cavernas, rios, cachoeiras, poços , lagoas e paredões de rochas que recordam a paisagem da Chapada Diamantina , com uma vantagem adicional: a região é favorecida  pela proximidade do mar.
                   No início desse século, a busca de areias monazíticas, levou aos diamantes do Salobro, a maior exploração diamantífera  no sul da Bahia, cenário do romance do médico e escritor Afrânio Peixoto que, em 1885 se transferiu de Lençóis para o Solobro. Nos romances Maria Bonita 9 1914 ) e Fruta do mar ( 1920 ) as temáticas da exploração diamantífera e do cacau enriqueceram a obra desse romancista.
                  Essa exploração diamantífera, juntamente com a expansão agrícola fortaleceu  o povoado de jacarandá às margens do rio pardo, lugar que teve o seu declínio a  partir  de uma enchente calamitosa em 1914. Posteriormente, surgiria um povoado em local próximo ao anterior, que recebeu o nome de " Arriba Saia" ( atual município de Santa Luzia ), porque ali havia muita lama e as mulheres precisavam levantar as saias para andar no lamaçal.
                Ela fica distante de Salvador 564 quilômetros, possui um clima tropical úmido e tropical úmido a sub-úmido. Sua temperatura média anual é em torno de 21 a 29 graus. O período chuvoso é de abril a junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário