segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul- Brasil


                     Ao examinar uma garrafa de vinho brasileiro , o maias provável -e que o rótulo indique bento Gonçalves como local de origem. Bento como a cidade é chamada, é um dos maiores produtores de vinho  no Brasil, e quase todo trecho de terra fora da cidade é para o cultivo da uva. A economia  local apóia-se  na uva e na produção do vinho, e as empresas de Bento Gonçalves dominam o mercado  do Brasil.
                   Bento foi uma das primeiras comunidades italianas instaladas na Serra gaúcha  em 1875. mas o rápido crescimento do centro urbano da cidade nas últimas  décadas deixou poucos vestígios da influência italiana dos primórdios da imigração.
                    O Museu do Imigrante tem uma rica coleção de artefatos sobre os colonizadores de Bento, com salas destinadas à chegada dos imigrantes e ao papel central da Igreja  Católica na Comunidade e na agricultura, particularmente na viticultura.
                   O vinho é produzido na cidade também por grandes operadoras comerciais. A Cooperativa Vinícola Aurora é a mais conhecida, e a Aurora é o produtor de vinho mais destacado do Brasil, com mais de 1.300 famílias associadas, a maioria das quais cultiva o vale.
                       Quem visita a cooperativa pode ver o processo inteiro de produção, do esmagamento da uva ao engarrafamento. os passeios terminam com degustações.
                       Há numerosas cantinas  ( adegas de vinho ) espalhadas pelo centro da cidade, que ainda oferecem passeios e degustações gratuitos.
                        Produtores menores também produzem ótimos vinhos. Eles ficam bem perto do centro de Bento- na verdade, os vinhedos chegam aos limites da cidade e atravessam o belo Vale dos Vinhedos.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário