quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Una - Bahia - Brasil
A sessenta e quatro quilômetros ao sul de Ilhéus está localizado o município de Una, antiga sesmaria da capitania de Ilhéus, colonizada por alemães, austríacos e poloneses.
Com a chegada desses povos nas áreas da atual Fazenda São José ( antiga sesmaria concedida a Maria Clementina Henriqueta ) começou a se formar a primeira povoação entre as embocaduras dos rios Una e Maruim.
Anos depois o povoado foi tragado pelo mar. Seus habitantes foram então obrigados a se mudar para um local mais seguro, distante quatro milhas, ao qual denominaram novamente de Una, como é reconhecida até os dias de hoje.
Em tupi , Una significa preto, e este nome se deve à coloração do rio que ali banha a cidade.
Pertence a este município a Reserva Biológica de Una .É considerada por cientistas e ambientalistas uma das áreas mais importantes do planeta para a conservação ambiental devido à diversidade da flora e fauna, sendo, inclusive, o único habitat natural do mico leão da cara dourada, espécie fortemente ameaçada de extinção.
Una fica distante de Salvador 548km; possui um clima tropical úmido e uma temperatura anual em torno de 21 a 30 graus. Seu período chuvoso é de fevereiro a abril.
Não deixe de visitar as Corredeiras do Rio Una- na estrada passa-se pelas fazendas Vila Rica, Pancada Grande e Santa Vitória, margeadas pelas corredeiras do rio Una.
Uma boa pedida é conhecer o povoado de Comandatuba, seus pescadores e artesãos, sua história e a Igreja de São Sebastião, com a tradição popular da puxada do mastro.
Existem muitas pousadas e restaurantes, além de lojas de artesanato e uma escola de tapetes e cangas artesanais.
Do povoado pode-se conhecer a Ilha da fantasia e a Praia de Comandatuba, através de barco pelo canal de Comandatuba.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário