quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul- Brasil
Antigo destino de exploradores e garimpeiros de ouro, hoje o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul atraem os amantes da natureza. A maior área alagada do mundo e um ecossistema vital, o Pantanal abrange dois estados.Com rios cristalinos e parques nacionais espetaculares, e pontuada de ranchos e fazendas, esta vasta região abriga grandes populações de grupos indígenas.
A exploração de Mato grosso era limitada a expedições naturais e missões jesuíticas até a corrida do ouro no século XVIII. Esta acarretou conflitos entre europeus e grupos indígenas, muitos dos quais como os bororós e os caiapós, ainda vivem no estado.
A construção de Brasília como nova capital do Brasil trouxe grupos de trabalhadores migrantes apara o centro Oeste, em meados do século XX. Em 1979, o estado de Mato Grosso foi dividido em mato Grosso e mato Grosso do Sul, separados pela principal atração da região, o Pantanal.
Poucos lugares do mundo podem ostentar um número tão grande de grandes pássaros como o Pantanal.
Diferentemente da dificuldade para se observar a vida selvagem nas densas selvas da Amazônia, aquela é bem visível. Em julho e agosto, cegonhas, íbis, garças e imensos coloridos papagaios abundam no Pantanal, e podem até ser vistos ao dirigir por estradas de terra. As áreas alagadas abrigam diversas espécies como a sucuri, a arredia onça pintada e a lontra gigante.
Além do Pantanal, longos trechos de terras cultivadas, são interrompidas por montanhas baixas e rios imensos e morosos. Florestas amazônicas unem-se em locais como Alta Floresta, Chapada dos Guimarães e Bonito, apesar da expansão do cultivo da soja.
Toda a região oferece oportunidades únicas para observações de pássaros, pesca com anzol e mergulho.
Tanto Mato Grosso como Mato Grosso do Sul são regiões de imensas planícies com um punhado de cadeias de montanhas. A principal atração da região é o Pantanal, a maior área alagada do mundo. Ele abriga um importante ecossistema com fauna variada- jacarés, onças e uma variedade de pássaros.
Cuiabá, Corumbá e campo Grande, são boas bases para ecoturistas que queiram viajar para o Pantanal ou atravessá-lo.
Alta Floresta, no extremo norte de mato Grosso, é considerado um dos melhores locais para ver aves e mamíferos raros.
Bonito em Mato Grosso do Sul, é uma área de cachoeiras, cavernas e rios cristalinos, ideal para caminhadas por montanhas e florestas e para rafting e mergulho. Correndo a partir do centro de mato Grosso, o rio Xingu tem povos indígenas de nove etnias distintas morando às suas margens.
As distâncias são imensas nestes estados e há poucas estradas asfaltadas. mas as Capitais- Campo Grande, em Mato Grosso do Sul e Cuiabá em mato grosso têm aeroportos com boas conexões para o resto do Brasil.
Alta Floresta também tem aeroporto. Corumbá, Bonito e Miranda, em mato Grosso do Sul, estão ligadas a Campo Grande por ônibus rápidos e confortáveis. As operadoras de turismo ficam nas capitais e em Corumbá e Bonito e agendam pela internet.
Passeios pelo Pantanal também estão disponíveis e geralmente acessam esta área pela estrada e passam uns dois dias explorando o local em canoas, barcos a motor ou a cavalo, à partir de uma base. Também é possível alugar um carro, embora os visitantes fiquem limitados a umas poucas trilhas periféricas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário