Os estados do sul do Brasil são uma maravilha para quem aprecia a natureza, com as belíssimas cataratas de Iguaçu, no Paraná, rodeadas por rica floresta tropical, e as lindas praias do litoral de Santa Catarina. A longa história de imigração européia criou uma identidade cultural única, visível ainda hoje.
Durante os séculos XVII e XVIII, foram criadas guarnições militares por todo o litoral do Sul do Brasil, como defesa para possíveis invasões dos espanhóis, e providenciou-se a vinda de imigrantes das ilhas portuguesas dos Açores, no meio do Atlântico, para criar assentamentos agrícolas e pesqueiros. Com o tempo, esses assentamentos viraram importantes cidades e Curitiba- na rota comercial entre o Rio Grande do Sul e Minas Gerais- transformou-se em uma das cidades mais dinâmicas do Brasil.
De 1840 até meados do século XX, o interior do Paraná e o de Santa Catarina ficaram abertos à imigração, e grupos de europeus e outros colonizadores criaram pequenas fazendas. Os recém chegados formaram grupos étnicos, com os poloneses concentrados em volta de Curitiba, os ucranianos no sul do Paraná, os alemães no vale do Itajaí, em Santa Catarina e os italianos no sul do estado. O isolamento físico e cultural dos grupos étnicos resultou na manutenção de distintas identidades na área rural até os dias de hoje, Cidades como Paranaguá, Antonina, Morretes, no Paraná e Laguna, Florianópolis e São Francisco do Sul, em Santa Catarina também preservam características visíveis de suas origens europeias.
Os principais destinos para quem visita o Paraná são as Cataratas do Iguaçu e a floresta em volta. O litoral do estado escapou aos excessos de desenvolvimento, apesar das belezas naturais encontradas na Ilha do Mel, em Guaraqueçaba e na Ilha de Superagui. Quem visita Santa Catarina, em geral vai direto para as praias de Florianópolis. O interior montanhoso em volta de São Joaquim e Lages vale a visita pelo cenário espetacular.
Os destaques indiscutíveis da região são as magnificas Cataratas do Iguaçu, no Paraná e Florianópolis em Santa Catarina, mas os dois estados têm muito mais a oferecer. Os 500km de litoral de Santa catarina têm praias abrigadas e outras extensas, e no Paraná as reservas de Mata Atlântica do Parque Nacional de Superagui abrangem densa floresta virgem.
A Ilha do Mel, na boca da baía de Paranaguá, é muito procurada pelas suas praias, e cruzando a baía, no continente, fica o belo porto de Paranaguá. No interior, os dois estados têm um sólido setor agrícola. Grandes fazendas de soja dominam vastas áreas do Paraná, e as pequenas propriedades familiares são características de Santa Catarina.
Descendentes de imigrantes europeus, preservam suas tradições nestes estados, como os austríacos em Treze Tílias.
Paraná e Santa Catarina têm excelente estrutura de transportes. Florianópolis e Curitiba têm aeroportos internacionais. O aeroporto internacional de Foz do Iguaçu também tem muitas conexões regionais.
A malha rodoviária é boa, com poucas cidades ligadas por estradas de terra. A principal rodovia norte sul ( BR-101), que beira o litoral de Santa Catarina, é bem conservada, mas costuma ficar cheia demais no verão. As viagens de ônibus são ótimas entre os principais centros regionais. Há apenas uma ferrovia para passageiros- a que liga Curitiba a Paranaguá ( 110km ), com lindas vistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário