segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Parque Nacional dos Aparados da Serra- Brasil


                  O planalto do sul do Brasil do acúmulo de camadas de sedimento oceânico, formando uma rocha que se ergueu e resultou no  Escudo Brasileiro.
                 Há 150 milhões de anos , foi despejada lava sobre o escudo criando uma grossa camada de rocha basáltica, e emergiram fendas nas laterais do planalto, formando estreitos e profundos cânions.
                Em torno de um dos maiores destes cânions - o Cânion do Itaimbezinho- originou-se o Parque Nacional dos Aparados da Serra, um dos primeiros parques nacionais do Brasil, criado em 1959.
                  O Cânion do Itaimbezinho é um longo cânion ( 6km ) com 720 metros de profundidade, que apresenta ecossistemas diversos que se fundem com zonas de transição entre eles.  O planalto em volta de Itaimbezinho é aproveitado principalmente para o pasto de gado, e as extensões mais baixas são cobertas por densas Mata Atlântica.
                 A flora abundante abrange de linques e musgos  a orquídeas e outras plantas floríferas e araucárias gigantes. As trilhas em torno das bordas do cânion são bem sinalizadas, com comprimentos variando entre 2km e 6km, e mirantes que permitem aos visitantes observar o cânion em todas as direções. A trilha mais longa, a do Rio do Boi, pode ser desafiadora para quem não tem muita prática em caminhadas. Fecha na estação chuvosa devido á ameaça de inundação.
                A melhor época para visitar o parque é no inverno ( maio a agosto ) quando a visibilidade se estende até a base do cânion e à costa.
                Setembro é a pior época para visitas, com nuvens baixas e muita chuva. No resto do ano, a névoa dificulta a visão, embora às vezes se dissipe com rapidez.











Nenhum comentário:

Postar um comentário