sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cairu e Barra Grande - Bahia - Brasil



         A cidade de Cairu está situada na ilha do mesmo nome, uma das três grandes ilhas que formam o arquipélago de Tinharé e o município de Cairu.
          O nome primitivo da ilha era Aracajuru, que significa, na língua indígena, " casa  do sol ", segundo Jaboatão. Sua orla marítima é , integralmente, ornada de mangues, mas restam manchas de Mata Atlântica na ilha. Seu clima é super úmido e temperatura média de 25 graus.
      A povoação de Cairu surgiu ainda no século XVI, durante o desbravamento da capitania de Ilhéus, à qual pertencia.

                A povoação surgiu numa pequena elevação, próximo ao porto, por onde escoava a produção regional de farinha de mandioca e madeira destinada à capital.A cidade é simples om ruas sinuosas. Temos a Rua Direita que fica paralela ao canal que lhe serve de acesso. A esta rua, se somaram, em épocas posterior, outras ruas. Destacamos dois monumentos religiosos: O Convento Santo Antônio e a Igreja Matriz.

  Próximo á Cairu vale à pena dar uma paradinha  e se possível tomar um banho na Cachoeira de Pancada Grande. Ela fica no Município de Ituberá, dentro de uma reserva ambiental.




              Com mais alguns minutos de viagem você chegará em Camamu. Esta cidade é o porto de embarque para Barra Grande e a Baía de Camamu. está localizada à margem do rio Acaraí, em meio a uma área de muito mangue.
               Antiga cidade colonial, Camamu foi construída em dois andares, como Salvador. Na cidade alta, igrejas e antigas casas coloniais. Na cidade baixa, o porto e o comércio. Para muitos turistas, Camamu é apenas um lugar de passagem.
              Você pode chegar em barra Grande de lancha rápida  ( pagando mais um pouco ) ou em um barco de passageiros que demora muito mais  se paga bem menos.


             Quem quiser ir de carro terá que percorrer mais de 50km de estrada. Por isso a maioria dos turistas chegam de barco a Barra Grande.
             O acesso, um pouco complicado, fez com que o local conservasse a atmosfera típica de uma antiga vila de pescadores. As casas são simples, mas possuem muito charme. As ruas com chão de areia cruzam jardins com flores e árvores frutíferas. Poucos carros circulam. a vila é sempre tranquila. Não é raro encontrar gente que se apaixonou pelo lugar e resolveu ficar. Assim se criou na vila uma comunidade de pessoa de origens diferentes do Brasil e do Mundo, onde nativos e novos moradores convivem em harmonia. esta diversidade cultural se reflete na variedade dos bares e restaurantes de Barra Grande. Para quem gosta de frutos do mar este local é um paraíso.

          Barra Grande concentra o maior número de pousadas do município de Maraú. Há também casas de veraneio. Muitas podem ser alugadas para   temporada. A maioria das acomodações, apesar de algum conforto, é rústica, bem no estilo praiano.
       A Praia da Vila de Barra Grande possui águas calmas, sem ondas, com algumas cabanas servindo bebidas geladas e tira-gostos. Deve-se passar pelo menos uma tarde na praia de Barra Grande para observar as variações de luzes no decorrer das horas. Vale a pena esperar  até o fim. A vista do pôr do sol na Baía de Camamu é fantástica.
       Reserve um tempo para pegar um carrão com tração nas quatro rodas que leva o turista para visitar alguns pontos turísticos, inclusive a Praia de Taipus  de Fora, que é um bom destino. Como não existe estrada e o percurso é todo feito na areia, se prepare para os sacolejos. Parece que sua coluna vai sair do lugar. Não se preocupe pois você irá chegar a lugares espetaculares.
      Ao sul de Barra Grande, no coração da Península de Maraú, encontra-se a área dos Tapuis, palavra indígena que designa os morros arredondados característicos do local.
       Com mais de sete km de extensão, coqueiros gigantes, recifes de corais e areia clara, a Praia de Taipus de Fora é a mais procurada da península. Foi eleita a sexta mais bela do Brasil pela Revista Viagem e Turismo e o guia Quatro Rodas.


       Nos últimos anos, a infra estrutura da praia veio crescendo com pousadas, casas de veraneio, bares, restaurantes e outros serviços.
        A grande atração do lugar são as grandes piscinas naturais que se formam na maré baixa entre os arrecifes de corais. Com águas cristalinas, cheias de peixes, são propícias para o mergulho livre e observação submarina.
        Para curtir plenamente as piscinas naturais, é melhor ir nas épocas  de lua cheia e lua nova, quando a maré seca mais, expondo os corais.
        Taipus de Fora pode ser um ótimo ponto de partida para explorar a Península de Maraú. Há transporte regular para a vila de Barra Grande, situada a 7 km ao norte. Mais ao oeste, as vilas Taipus de Dentro Campinho constituem dois acessos alternativos para a baía de Camamu. Ao sul de Taipus, p´raias desertas e coqueiros se estendem por dezenas de quilômetros. A Lagoa Azul, a Floresta das Bromélias e a Lagoa de Casange são alguns dos lugares imperdíveis que se encontram no caminho.

       A Lagoa Azul fica no extremo sul da praia de Taipus de Fora. É uma lagoa de água doce rica em lanolina, ideal para banhos relaxantes depois do mar. A lagoa fica ao pé do Morro do Farol, ponto mais alto da Península de Maraú, de onde com o tempo claro,se pode observar toda a extensão das praias, da Ponta do Mutá até Itacaré.
         A Lagoa Azul e o Morro do Farol podem ser facilmente acessados a pé a partir da praia de Taipus de Fora.
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário