quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Itacaré- Bahia - Brasil


             A cidadizinha pesqueira de Itacaré faz parte do famoso litoral do descobrimento brasileiro.O navegador  português pedro  Alvares Cabral, descobridor do Brasil, desembarcou em Porto Seguro, próximo a Itacaré, em 1500.
            Grandes áreas protegidas de Mata Atlântica, que foram consideradas patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999, chegam até o mar, nas praias de Itacaré.
             Relativamente isolada, a cidade é procurada por quem gosta da natureza.Itacaré também é conhecida pelo estilo de vida tranquilo e pela tipica cultura afro brasileira.
             Aqui o mar forma ondas enormes o que atraí muitos surfistas para suas praias, às quais só se chega à pé,  pois a maioria é cercada de densa floresta.
            Itacaré teve origem a partir de uma aldeia de índios, ao norte de Ilhéus, quando o jesuíta Luís da Grã ergueu  no século XVII, na margem meridional do rio de Contas, uma capela em louvor ao Arcanjo São Miguel, batizando o povoado de São Miguel da Barra do Rio de Contas, atual Itacaré ( do tupi guarani Ita =pedra e Karé=arcado, torto, há autores que admitem itaca = rio marulhoso, e ré= diferente ), um dos mais belos cenários da Costa do cacau. A Matriz de São Miguel com aproximadamente 300 anos, e a casa dos jesuítas são os monumentos históricos mais importantes da cidade. O município ainda preserva sobrados e casarões, atualmente transformados em pousadas e casas comerciais.
        Prainha é a principal atração turística e é considerada uma das praias mais bonitas do país. Para chegar até  ela, segue-se uma trilha pela floresta , saindo da Praia do Ribeira, ao sul da cidade.
        A Estrada Parque Ilhéus Itacaré é sinuosa ,  cravada em meio a uma área de Proteção Ambiental, atravessa parte dos municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré, com 70km.
        Primeira estrada ecológica do país, além de ser uma das mais belas e com características singulares, é rica em remanescentes da mata Atlântica. Ao longo da estrada pode-se observar rios, manguezais, restingas, praias semi-desertas, coqueiros e cachoeiras. Possui pequenos equipamentos, como passarelas aéreas para os macacos, e canaletas para garantir a travessia mais segura da fauna local, para caranguejos, por exemplo.
      Existem mirantes como os da Serra Grande e camboinha.











Nenhum comentário:

Postar um comentário