quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia = Brasil


           Os estados do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia constituem uma área central da vasta região da floresta amazônica, que é banhada pela maior rede do mundo de lagos e rios. Apesar da presença européia há centenas de anos e da destruição causada pelo desmatamento no século XX, a região abriga as últimas tribos indígenas do planeta.
         O estado do Amazonas ocupa uma área maior que a dos outros três estados. A Capital Manaus, é a cidade mais procurada para explorar a selva. Ela se situa na confluência de dois dos maiores rios do mundo, o Solimões ( o nome que o Amazonas recebe neste trecho ) e o Negro.
       Roraima, que se projeta dentro da Venezuela e da Guiana, é famosa pelos altos platôs, lagos e florestas tropicais. Aqui vivem algumas tribos indígenas, que defendem com unhas e dentes suas terras e sua cultura. Em Roraima há também savanas que foram transformadas em fazendas de gado. A capital, Boa Vista, é uma bonita cidade planejada às margens do rio Branco.
     No Acre e em Rondônia, no extremo sudoeste da Amazônia brasileira, as áreas protegidas de biodiversidade abrigam várias várias comunidades indígenas.
    O Acre é o principal polo da borracha da Amazônia e famoso por sua natureza exuberante. Aqui a destruição ambiental é combatida com movimentos conservacionistas bastante organizados. Na capital, Rio Branco, viveu o ativista Chico mendes, que morreu defendendo a floresta no fim dos anos 1980.
    Rondônia se desenvolveu de forma descontrolada, mas ainda conserva o melhor da fauna e da flora brasileira. Esconde também algumas jóias, como o museu da ferrovia Madeira Mamoré, na capital do estado, Porto Velho.
     Nesta região se encontra o melhor da floresta tropical. Aqui densas matas, pitorescas ilhas fluviais e serenos cursos d' água podem ser explorados. Os passeios incluem manaus, capital do amazonas, onde se concentra a maior parte das atrações culturais e arquitetônicas. Também no Amazonas está a reserva de Marirauá, a primeira de desenvolvimento sustentável do Brasil. As remotas montanhas de Roraima merecem ser visitadas, bem como as belezas naturais, a história e a cultura seringueira do Acre. E, ainda, a animada Porto  Velho, capital de Rondônia, sobre o poderoso rio Madeira, o maior afluente do Amazonas. As excursões de barco pelo rio Madeira são ótimas para relaxar e ver os botos cor de rosa.
      Fazer passeios organizados por uma empresa turística partindo de Manaus, Boa Vista, Porto Velho ou Rio Branco é a melhor maneira de ver a selva amazônica. A maioria deles oferecem acomodações em alojamentos para turistas e faz viagens por terra, de barco ou de canoa. Quem prefere viajar por conta própria pode circular pela mata em barcos locais. Também é possível por terra de todas as cidades. Manaus por exemplo está a 6 horas  de ônibus de Novo Airão, no rio Negro, onde é possível banhar-se nos rios e nadar com os botos cor de rosa.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário