quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Canavieiras - Bahia - Brasil
Localizado às margens do rio Pardo, a cidade de Canavieiras oferece aos visitantes sua beleza, seu romantismo e um estado de paz quase indescritíveis.
Os primeiros habitantes de canavieiras foram os portugueses e brasileiros vindos de Ilhéus por volta da primeira década de 1700, que ergueram uma capela que dedicaram a São Boaventura.
Alguns anos mais tarde, os habitantes da freguesia de São Boaventura do Poxim vieram a saber da existência de uma ilha à margem do rio Pardo e para lá se mudaram, desabitando, assim, o núcleo inicial do povoamento.
O novo lugar apresentava condições mais favoráveis, pois as terras se prestavam ao cultivo da cana de açúcar. Um rápido desenvolvimento ocorreu na propriedade dos Vieras, seus primeiros colonizadores. Canavieiras passou a ter o foro de cidade em 1881. A origem do nome Canavieiras é quase uma lenda, pois decorreria do nome da família Vieira que plantava cana na região de Poxim. Assim cana dos vieiras derivou para Canavieiras.
Segundo Antenor Nascente em seu dicionário Etnológico da Língua Portuguesa, " Canavieiras é, propriamente, o nome de uma gramínea Sorgum saccharatum, mas que se aplica à cana de açúcar, que dá bem na região dessa cidade", que hoje é carinhosamente chamada pelos jovens de " Canes". Canavieiras é o paraíso das ilhas, sendo 7 marinhas e várias fluviais.
Ela fica distante de Salvador 596km, possuí um clima tropical úmido, com temperatura anual de 21 a 30 graus e com períodos chuvosos de abril a junho.
Não deixe de visitar o seu sítio histórico Dr. Paulo Souto, com seus belos casarões dos séculos XVIII e XIX, artesanato, muitos restaurantes, e aos finais de semana uma variedade de shows artísticos.
Um bom passeio é navegar pelo Rio Pardo, apreciando os manguezais, conhecendo as ilhas das Graças e a do Peixe Boi e parando para um banho de Lama Negra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário