domingo, 6 de novembro de 2011

Veneza - Itália





                         Veneza com 270 mil habitantes é uma das mais belas cidades do mundo e também uma das mais turísticas. Primeira porta de ligação  entre o Oriente e o Ocidente- Marco Polo saia da aqui para explorar outros mares; rivalizou com muitas outras cidades por esta posição, e foi por um longo tempo , imbatível comercialmente. Daí vem sua influência bizantina- o que é perceptível, em particular na Piazza  San marco. Apesar de frequentemente utilizada com parâmetro para outras cidades que a ela se comparam, que são chamadas " Veneza do Norte " ou " Veneza do oriente ", não existe outra. Veneza é única. São 117 ilhotas e mais uma centenas de ruelas, becos e canais. O Canale Grande, é a principal artéria  de trânsito fluvial de Veneza em forma de " S ".  O aeroporto Marco Polo fica fora de Veneza, mas é muito fácil e rápido chegar em Veneza através dos barcos.




                     A principal estação de trem em Veneza é a Stazione Santa Lucia.
                     Em Veneza se anda à pé ou de barco. carros não entram. Os vaporettos são embarcações que servem de transporte público, possuem distintas linhas e trajetos- espécie de ônibus fluviais.. Para conhecer outras ilhas nos arredores de Veneza, como Murano , Burano e Torcello, pegue o vaporetto  número 12.



              Outra forma de locomoção, na verdade um dos passeios mais românticos são as gôndolas, preservando o charme da antiga Veneza. prepare para gastar 100 euros em no máximo 45 minutos. O mais barato de tudo é caminhar.
               Veneza é uma cidade cara para se hospedar. se você quiser economizar poderá se hospedar em uma das cidades vizinhas como Pádua .




             As igrejas  aqui são pagas, com exceção da Basílica de San Marco, e para entrar, não se pode estar vestido co mini saia, vestido decotado e mangas cavadas.

            Piazza San Marco disputadas pelos pombos e turistas, seu espaço contrasta com as estreitas ruas de Veneza.É a grande praça da cidade, uma das mais famosas da Itália, cercadas por  museus e prédios históricos, na qual se destacam a imponente Basílica  di San Marco e a Torre dell' Orologio, do século XV.
               Basílica  di San Marco- entrada gratuita. A sua construção teve início no século IX para guardar o corpo de São  Marcos, um dos quatro evangelistas. Seu estilo bizantino reflete a história de Veneza, que foi a primeira ligação entre o Ocidente e o Oriente. a fachada e o interior estão repletos de mosaicos. dentro está o Tesoro della Basílica. Não perca de ver o Pala d' oro, grande altar de ouro, decorado com prata e pedras preciosas, atrás do altar principal.
            Palazzo Ducale- ao lado da Basílica, reconstruído no século XIV após um incêndio, possui elegantes arcadas góticas. Foi a resistência oficial de duques, sede de governo e prisão.



           Visite os museus : Galleria dell' accdemia di Venezia e Fondazione peggy Guggenheim.
           Uma atração típica de Veneza são as suas pontes. São quatro as que cruzam o Grande  Canal.: Ponte del Rialto, a mais antiga da cidade, de 1588, originalmente construída em madeira; Ponte dell' Accademia, toda feita de metal; Ponte  degli Scalzi ( Ponte dos Descalços ) e a Ponte di Calatrava, a mais recente e moderna, inaugurada em setembro de 2008.





          A Ponte mais famosa de todas, entretanto é outra: Ponte dei Sospiri ( ou Ponte dos Suspiros ), perto da Piazza San marco, ligando o Palazzo Ducale à antiga prisão. Conta a lenda que os prisioneiros condenados à morte, entre os quais o lendário Casanova, ao passarem por aqui, suspiravam ao pensar que aquela seria a última vez que veriam a luz do dia.



       Deixe um tempinho para visitar suas ilhas como Murano, famosa por seus cristais desde 1292- confira o Museo del Vetro ( Museu do Vidro ). Lá você verá todo o processo da fabricação do vidro. Visite também Burano que é uma vila de pescadores. Aproveite para ir até Torcello que é conhecida por seus mosaicos e sua catedral bizantina.
     Lojas de cristais de Murano estão espalhadas por Veneza e,em Murano.Não deixe de comprar as famosas  máscaras de carnaval.




    Veneza tem uma vida cultural intensa. Eles também têm o seu Carnavale, comemorado todo ano por dez dias, no mês  de março, quando vestem suas famosas máscaras e fazem a festa na rua, mas num estilo bem diferente do brasileiro. Nos anos pares, há a maior exposição internacional de arte moderna, a Biennale di Veneza.
     Em setembro tem o consagrado Festival internacional de Cinema de Veneza, no Palazzo del Cinema, na ilha de Lido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário