sábado, 5 de novembro de 2011

Nazaré e Maragogipinho - Bahia - Brasil



                 A cidade de  Maragogipinho, próximo da cidade de Nazaré, mais conhecida como Nazaré das Farinhas, no Estado  Da Bahia, tem como principal atividade econômica o trabalho com barro.É considerado o maior centro de produção de cerâmica artesanal da Bahia e há quem afirme ser um dos maiores pólos da cerâmica artesanal da América Latina. Fica localizado há três horas de Salvador ( de carro, passando pela Ilha de Itaparica, via ferry boat ), cerca de 230km aproximadamente.




                  Sua cerâmica é produzida em cerca de 100 oficinas, todas bem rústicas, a maioria sem nenhum avanço técnico, usando antiquados métodos de fabricacão: torno de oleiro movido com o pé; barro sem a qualidade adequada; queima em rudimentares fornos a lenha etc...
                  Seus artesãos, mulheres e homens, com rudes ferramentas modelam. decoram, queimam potes, moringas, vasos, pratos, tigelas, jarros, esculturas, objetos, santos- milhares de peças todos os meses, objetos que apresentam m sua forma nítidas influências indígenas e portuguesas.
             
    Grande parte da produção de Maragogipinho é exposta durante a Feira dos  Caxixis que se realiza, anualmente, durante a Semana Santa, em Nazaré das Farinhas. Esta tradição secular leva milhares de visitantes à cidade a partir de quinta feira. Paralelamente ao evento, ocorre a encenação da Paixão de Cristo e shows musicais. Na ocasião uma variedade enorme de peças cerâmicas são expostas em dezenas de barracas. vendem além dos caxixis ( miniaturas de peças maiores, utilitárias ou zoomorfas, originalmente destinadas a uma finalidade lúdica- jogos e brinquedos), todo tipo de trabalho feito com barro.




                 Deve ser salientado que a excelência dos trabalhos dos artesãos de Maragogipinho  tem sido reconhecida. Recentemente exportaram  um contênir de peças para a Europa.
                A maioria dos artesãos de Maragogipinho pertence a uma Associação representativa da classe. A maioria destas peças são inconfundíveis face ao acabamento com Tauá ( engobe usado em decoração de peças provenientes da argila rica em óxido de ferro que dá uma coloração avermelhada às peças.



               Outra característica local, usada na decoração das peças, é desenhar com tabatinga ( argila líquida) de cor branca muito abundante na região.




Nenhum comentário:

Postar um comentário