domingo, 6 de novembro de 2011
Vaticano
O Vaticano é o menor estado independente do mundo, que nada mais é que um grande quarteirão dentro de Roma. Ocupa a região denominada Ager Vativanus, sobre a margem direita do Tibre. atravesse a ponte Sant' Angelo, lugar onde foram martirizados os principais cristãos, entre os quais o próprio São pedro, o primeiro papa da história ( que foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de sofrer a mesma morte de Cristo ). São pedro ou San Pietro, também é o nome da basílica, com sua grande cúpula, demarca o território do vaticano e a linha do horizonte de Roma.
O Estado do Vaticano surgiu em 11 de fevereiro de 1929, com o Tratado de Laterano, quando a Itália reconheceu a sua soberania. seu governante maior é o Papa- atualmente Bento XVI, que assumiu em abril de 2005 após a morte de João Paulo II.
Como Estado independente que é, o Vaticano cunha sua própria moeda ( o euro, mas com emblemas dos papas e a inscrição Cittá del Vaticano ), tem a sua própria guarda ( a guarda suiça ), línguas oficiais ( italiano e latim ), correio e até estação de trem.
Piazza San Pietro- é a obra de Bernini, no formato de ferradura: dois semi círculos, cada um com quatro fileiras de colunas dóricas. Há pontos marcados no chão da praça. No centro, reina o obelisco egípcio trazido por Calígula para o circo de Nero, ladeado por duas fontes projetadas por Maderno e Bernini
Bento XVI, frequentemente costuma aparecer aos féis numa das janelas que dão para a praça São Pedro. Quando não ,as bençãos papais podem surgir em modernos telões instaurados na praça.
Basílica di San Pietro- da Via della Conciliazone chega-se à escadaria que conduz à basílica, a maior construção do Vaticano, situada na Piazza San Pietro. quem estiver de mini saia, bermuda, blusa decotada não pode entrar na basílica.é a igreja mais famosa do mundo, onde está o sepulcro do apóstolo Pedro,ou Pietro, o primeiro papa da história. na basílica uma estátua de São Pedro tem o pé desgastado devido a convicção dos fiéis de que serão abençoado se passarem a mão nele.. Apesar de vários arquitetos terem se envolvido na construção da basílica, foi Michelangelo o grande responsável pela obra, que morreu antes de terminá-la. o interior é imenso, sendo a maior construção sagrada existente. Foi concebida para celebrar a santidade da Igreja católica e, como tal, é plena de relíquias e fantásticos tesouros. O melhor exemplo, entre estas preciosidades é a Pietá, do próprio Michelangelo, esculpida quando ele tinha 23 anos, a única obra com a assinatura do mestre. Outra grandiosidade, com 29 metros de altura, é o Baldacchino, em bronze, de autoria de Bernini. Visite a Tombe del Papi, acesso gratuito,onde estão enterrados vários papas, incluindo João paulo II.
Museus do Vaticano-os museus contêm coleções de arte e tesouros papais e se você desejar ver todos, vai precisar de bastante tempo. Destaca-se : Musei di Antichitá, Museo Gregoriano Egizio, Museo Pio Clementino , Museo Chiaramonti , Museo Gregoriano Etrusco etc...
A Cappella sistina, conmstruída em 1473, é ainda hoje sede de solenes cerimônias, inclusive o Conclave, reunião em que, de tempos em tempos, após a morte do titular, elege-se o novo papa. Os afrescos são, em sua grande maioria, de Michelango, além de Pinturicchio, Signorelli, Botticelli , Ghirlandalo e Rosselli. A parte central representa a história do Gênesis. No fundo, também de Michelangelo, está a maravilhosa parede do altar Il Giudizio Universale, finalizada depois de a capela estar pronta. Dentro da capela não se pode tirar fotos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário